Significado Dos Personagens De Alice No País Das Maravilhas

Significado Dos Personagens de Alice No País Das Maravilhas

Descubra o verdadeiro significado por trás dos personagens de Alice no País das Maravilhas!

O livro “Alice no País das Maravilhas” foi escrito por Lewis Carroll há mais de 150 anos e, ainda hoje, é um marco da literatura que já foi adaptado para as telinhas, entre animações e live-actions. Diversos personagens de Alice no País das Maravilhas chamam a atenção por suas personalidades únicas, mas você sabe o significado por trás de cada um deles?

Alice marcou gerações, seja com a obra original literária, a animação da Disney ou o filme de Tim Burton. Cada um dos personagens de Alice no País das Maravilhas – criados por Carroll – tem um significado e hoje vamos te contar tudo sobre cada um deles.

Alice

Alice, protagonista da história
Alice, protagonista da história

Alice é uma garotinha inglesa de 7 anos, sendo a protagonista dessa história infantil. Mas você sabia que o autor se inspirou em uma criança real para dar vida à sua personagem? Alice Liddell era uma menina de um colega do autor e se destacou por ser muito articulada e inteligente, apesar de sua pouca idade. Isso chamou a atenção de Carroll, que decidiu criar uma história onde explora a imaginação infantil a partir de um mundo totalmente diferente do nosso.

Ela é a principal entre os personagens de Alice no País das Maravilhas e sua história começa ao ver um Coelho da cor branca correndo pelo jardim, mas ele está vestindo roupas e usando um relógio. Sua curiosidade de criança a faz seguir esse coelho e, como consequência, ela acaba caindo em um universo com outros personagens absurdos e meio loucos.

Coelho Branco

Coelho Branco
Coelho Branco

O Coelho de Alice no País das Maravilhas é um dos mais importantes personagens, já que ele é o responsável por atrair a garotinha até o outro mundo. O Coelho Branco é um personagem antropomórfico, um animal que se comporta como um humano, sempre correndo por estar atrasado para seus compromissos.

Mas o significado por trás desse personagem pode ser uma metáfora. Primeiro, sobre a brevidade da vida, que causa angústia em muitas pessoas e pode ser representada com a obsessão do Coelho pelo tempo. Em segundo lugar, como forma de despertar a atenção de Alice, incentivando-a a buscar conhecimento, uma vez que a menina está sempre à procura do Coelho Branco, como se quisesse sempre buscar sabedoria.

Mas também há aqueles que acreditam na teoria de que o Coelho Branco é um personagem inspirado no pai da Alice Lidell, que seria um pastor muito ocupado que se atrasava com frequência para os cultos.

Gato de Cheshire

Gato de Cheshire
Gato de Cheshire

De todos os personagens de Alice no País das Maravilhas, o Gato Cheshire está entre os mais icónicos no quesito aparência. Ele é muito lembrado por seu sorriso grande, sua habilidade de se desmaterializar e sua indiferença à Rainha, não demonstrando ter medo dela. Ele é extremamente confiante e auxilia Alice em alguns momentos, mas está sempre observando as situações sem se envolver diretamente, quase como um guia local.

Seu significado está atrelado à realidade daquele país, que é insano e liderado pela loucura. Além disso, o Gato de Cheshire também serve como lembrete de que a loucura e a sanidade são relativas, já que Alice é vista como tola ao agir de forma racional e passa a reproduzir as atitudes bizarras daquela terra.

Chapeleiro Maluco

Chapeleiro Maluco
Chapeleiro Maluco

Mais um dos marcantes personagens de Alice no País das Maravilhas: o Chapeleiro Maluco! Alice o encontra em um de seus caminhos, sendo convidada para uma mesa de chá nada comum, onde celebra os “desaniversários” com o Chapeleiro. Ele é realmente maluco e, na história, é dito que ele fica assim após brigar com o tempo.

Sua inspiração vem de uma expressão em inglês: “Louco como um chapeleiro”, que era usada para pessoas que possuíam alguma alteração de sua saúde mental, já que os trabalhadores que atuavam na confeção de chapéus acabavam envenenados pelas doses de mercúrio que eram usadas quando montavam os chapéus.

Na história, ele representa uma brincadeira em relação às normas rígidas de etiqueta britânicas. O famoso “chá das cinco” é um evento inglês bastante formal entre as classes sociais mais altas, mas o Chapeleiro maluco e seus amigos o transformam numa verdadeira farra sem sentido.

Lebre de Março

Lebre de Março
Lebre de Março

A Lebre é uma grande amiga do Maluco Chapeleiro e um dos personagens de Alice no País das Maravilhas que fazem parte do chá. Ela insiste em incomodar Alice, assim como provocá-la enquanto o chá é servido e o desaniversário é comemorado. A Lebre age geralmente de forma esquisita, desafiando a lógica e quebrando inúmeras regras de conduta.

Sua simbologia aparenta estar interligada com a linguagem inglesa, já que a frase “louco como uma lebre em março” era bastante usada na época em que a obra foi criada. Como março era o período do ano em que o animal se reproduzia, a espécie agia de forma enérgica, correndo e pulando freneticamente.

Lagarta

Lagarta
Lagarta

A Lagarta aparece na história fumando um narguilé na sua folha, tendo uma personalidade levemente arrogante e questionadora, sempre sabendo o motivo das aflições de Alice. Mas ela se mostra disposta a ajudar a garotinha em seus desafios naquele país, mostrando um cogumelo capaz de torná-la grande ou pequenina, sendo útil em algumas situações.

Esse é um dos personagens de Alice no País das Maravilhas que pode ser interpretado de forma metafórica em relação às transformações e mudanças, como as que acontecem na puberdade. Ele nasce para ser uma criatura que passa pela metamorfose, indo de lagarta para borboleta, demonstrando que mudar é algo positivo e a Alice não precisa ter medo. Isso fica refletido no momento em que ele questiona Alice sobre sua própria identidade, a perguntando “Quem é você?”.

Rainha de Copas

Rainha de Copas
Rainha de Copas

A Rainha é uma opressora que governa o País das Maravilhas, sendo extremamente mimada, infantil, cruel e egocêntrica. Ela é o poder absoluto desse mundo, sendo temida pela grande maioria da população, já que costuma humilhar outros personagens e ameaçar cortar suas cabeças quando a desagradam. Também governa usando o medo como ferramenta, demonstrando possuir um poder extremamente autoritário e questionável.

Além disso, é uma dos personagens de Alice no País das Maravilhas que representa uma crítica à monarquia e nobreza britânicas, trazendo um sentido de justiça pautado apenas em seu julgamento absurdo, sem leis e opiniões divergentes.

Essa teoria de que a Rainha de Copas seria um emblema da crítica criada por Lewis Carroll ganha força devido à obsessão da personagem por rosas-vermelhas, referenciando a histórica Guerra das Rosas. Esse evento foi marcado como diversas lutas pela sucessão do trono inglês.

Arganaz

Arganaz é um dos personagens de alice no país das maravilhas
Arganaz

Arganaz é mais um dos personagens de Alice no País das Maravilhas que está presente na mesa do chá ao lado do Chapeleiro Maluco e da Lebre de Março. Ele habita uma área de campo relativamente pequena e, quase sempre, parece estar encantado. Não vemos Arganaz falar e, quando quer dizer algo, ninguém presta a devida atenção e ele acaba sendo frequentemente interrompido.

Algumas teorias dizem que o Arganaz é um símbolo da turma esforçada que não consegue lidar com as dificuldades que enfrenta, sendo sempre desvalorizada e desconsiderada. Com um constante cansaço e sem ter suas demandas ouvidas, Arganaz pode ser o reflexo da população na época de Lewis Carroll.

Apesar de ser uma história voltada para o público infantil, Lewis Carroll se preocupou em trazer profundidade para a trama através dos personagens de Alice no País das Maravilhas, que foram construídos e escritos para serem paralelos e metáforas com a realidade. Se você gosta de histórias de fantasia e universos mágicos, não pode deixar de conferir o nosso artigo sobre como assistir Harry Potter em ordem cronológica!

Qual é o papel do Coelho Branco na história de ‘Alice no País das Maravilhas’?

personagens-alice-no-pais-das-maravilhas

O Coelho Branco é o personagem de Alice no País das Maravilhas responsável por chamar a atenção da protagonista e atraí-la, através da curiosidade, para a toca que leva até o País das Maravilhas. Ele é um dos servos da Rainha de Copas e está sempre atrasado para seus compromissos com a majestade, o que o deixa frequentemente aflito.
De forma metafórica, seu papel na história é estimular a pequena Alice, seja a ser corajosa e enfrentar desafios em um mundo completamente diferente, ou a levando a descobrir várias novidades, despertando o conhecimento e a estimulando a adquirir cada vez mais sabedoria.

Quem são os gêmeos no enredo de ‘Alice no País das Maravilhas’?

Os personagens de Alice no País das Maravilhas que são gêmeos se chamam Tweedledee e Tweedledum, mas não fazem parte do primeiro livro de Carroll. Eles foram inseridos na animação clássica da Disney e na versão live-action de Tim Burton, mas são personagens do segundo romance do escritor, chamado “Alice Através do Espelho”.
Os dois são gémeos idênticos que, além da aparência, também se parecem na forma de pensar, falar, agir e vivem completando as frases um do outro.

Flávia Pedro
Formada em História pela UFF - Universidade Federal Fluminense e apaixonada por cultura pop. Integrante do projeto Anime Dicria, no Rio de Janeiro, redatora com textos publicados em diversos sites - dentro e fora do Brasil - e criadora de conteúdo sobre animes e mangás nas horas vagas. @fllavia_Pedro

Deixe um comentário