Os 11 Melhores Filmes De Tim Burton De Todos Os Tempos!

Os 11 Melhores Filmes de Tim Burton de Todos os Tempos!

Confira os melhores títulos do diretor para maratonar!

Tim Burton é um os maiores nomes a serem mencionados quando o assunto é cinema. Dono de um visual inconfundível nos filmes que dirige, o cineasta conta com mais de 30 anos de carreira como diretor, sendo seu trabalho mais recente para os cinemas Dumbo, lançado em 2019. Porém, o seu trabalho conquista o coração de fãs de todas as gerações, inclusive as mais atuais.

Aqui, nessa lista, traremos para você os 11 melhores filmes de Tim Burton de acordo com o site IMDb. Os apresentaremos do menos bem-sucedido até o melhor avaliado de todos os tempos, então cola com a gente para descobrir se sua obra favorita do diretor está entre os primeiros!

Grandes Olhos (2014)

Assim como Ed Wood, Grandes Olhos também é baseado em uma história real. Possui uma temática bem mais séria e discute temas socialmente problemáticos como a falta de voz feminina e o abuso por parte de homens aproveitadores. Tudo isso sem deixar de ter algumas características do estilo sombrio do diretor.

Aqui conhecemos a pintora Margaret Keane cujas obras alcançaram fama na década de 1950, mas eram todas creditadas ao seu marido. O homem acreditava que pinturas, por melhores que fossem, não venderiam bem se não tivessem autoria de um homem. O filme tem nota 7 no IMDb e os críticos o consideram um dos melhores filmes de Tim Burton de toda a sua carreira.

Batman Returns (1992)

Quando Tim Burton dirigiu o filme Batman em 1989, o sucesso foi tanto que o diretor foi chamado para participar de uma sequência. Aqui ele exigiu mais liberdade criativa e a Warner lhe deu carta-branca para isso. Como resultado, temos esse que é um dos melhores filmes de Tim Burton, ainda que ele não tenha sido lá muito rentável por conta de suas cenas inadequadas para crianças e a dificuldade das empresas em criar produtos promocionais para o título.

Na história, Pinguim é introduzido como um vilão que concorre a prefeitura servindo de laranja para um milionário que deseja o controle de Gotham. E, enquanto isso, Mulher-Gato também aparece como uma nova ameaça, possuindo dupla personalidade por conta de traumas do passado. Apesar de tudo, Batman Returns possui nota 7,1 no IMDb e é considerado por muitos um filme cult e interessante de se assistir.

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999)

Dono de uma nota 7,3 no IMDb, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça também é considerado um dos melhores filmes de Tim Burton. Ele conta com todos os elementos que consolidaram a fama do diretor: estética gótica, uma paleta de cores pálida e uma pegada puxada para o terror melancólico.

Aqui somos apresentados a uma cidade que sofre com misteriosas mortes e corpos, que são encontrados decapitados. Esses assassinatos são creditados a uma figura mística e folclórica do local, mas um detetive cético está disposto a descobrir a verdade por trás desse caso sem envolver misticismo algum.

Planeta dos Macacos (2001)

Planeta dos Macacos é um filme que foi lançado originalmente em 1968 e se consolidou como um clássico dos cinemas. Reimaginar a história não era uma tarefa a ser delegada a qualquer um e então Burton ficou responsável pela direção desse remake que atingiu nota 7,3 no IMDb e é considerado por muitos um dos melhores filmes de Tim Burton.

Esse filme em específico não tem muito da identidade visual do diretor, o que pode fazer o espectador sequer perceber que se trata de um trabalho dele. Isso porque o maquiador da época não quis transformar os personagens nas figuras geralmente caricatas das obras de Tim Burton, como acabou revelando depois.

Na trama, um piloto sofre um acidente em uma espaçonave e acaba parando em um planeta diferente de tudo que já havia visto. Lá seres humanos são caçados e escravizados por primatas. Uma revolução está prestes a começar com a chegada do protagonista.

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007)

Se tem um filme que pode ser considerado a personificação de todos os elementos que fazem de uma obra característica de Burton, esse é Sweeney Todd. O musical baseado na criação de Hugh Weeler tem os aspetos góticos, os efeitos visuais e os personagens caricatos e também é lembrado como um dos melhores filmes de Tim Burton.

Concorreu ao Óscar em três categorias diferentes, mas levou apenas a estatueta por melhor direção de arte. Aqui um homem é prejudicado pela sociedade inglesa e acaba retornando muitos anos depois em busca de uma vingança sinistra, usando outra identidade e se aliando com a dona de uma loja de tortas de uma forma bem bizarra. Essa aventura toda recebeu nota 7,3 no IMDb e é onde estão alguns dos melhores personagens do Tim Burton.

A noiva cadáver (2005)

A Noiva Cadáver foi a primeira animação dirigida por Burton e uma das obras de seu repertório que mais é conhecida e elogiada. Ela não foge muito dos conceitos trazidos por títulos anteriores do diretor, a arte gótica, a conversa com o esotérico e o terror estão presentes, mas de uma forma leve que consagrou esse como um dos melhores filmes de Tim Burton, alcançando 7,4 no IMDb.

Em A Noiva Cadáver, um rapaz está desesperado para fugir de um casamento arranjado na era vitoriana e foge para a floresta. Enquanto está ponderando sobre sua situação, acaba colocando o anel em um galho e, no fim, se torna noiva de uma moça já morta. A trama transita entre o mundo dos vivos e dos mortos com bastante frequência e é fácil notar como o uso das cores sugere que o mundo dos mortos é muito mais “vivo” que o lugar onde estão as pessoas vivas.

Os Fantasmas se Divertem (1988)

Falar de Burton e não falar de Os Fantasmas se Divertem é quase impossível. Esse filme foi o primeiro a incorporar todos os aspetos que se consagraram como a marca registada do diretor, mesclando comédia e terror como apenas ele consegue fazer. A nota obtida no IMDb é de 7,5, o que demonstra que a maioria das pessoas a considera um dos melhores filmes de Tim Burton, mesmo após tanto tempo.

Conhecido originalmente como Beetlejuice, o filme segue um casal que acaba morrendo em um acidente e retornando como fantasmas para a casa que era deles em vida. Porém, uma família muito inconveniente se muda para lá e eles precisam de muita ajuda para expulsá-los do local.

Batman (1989)

Apesar de Superman – O Filme (1978) ter sido um sucesso em seu lançamento, muitos acreditam que foi essa versão de Batman que consolidou o gênero dos super-heróis como algo rentável para o cinema. Mesmo não tendo sido a primeira tentativa de trazer o Homem Morcego para o cenário dos live actions, foi a primeira vez que foi mostrado que heróis não precisavam ser coisas de criança.

Com a pegada gótica que combina tanto com o conceito de Batman, a história não foge muito do que todos já conhecem sobre o personagem. O milionário Bruce Wayne sofre um trauma com a morte de seus pais quando ainda é criança e depois, já adulto, se veste de morcego para combater o crime nas ruas de Gotham. O filme conseguiu 7,5 de nota no IMDb e até hoje é conhecido como um dos melhores filmes de Tim Burton.

Ed Wood (1994)

Mostrando que também manja bastante de títulos biográficos, Burton marcou bastante o público com seus toques em Ed Wood. O filme tem nota 7,8 no IMDb e foi um dos primeiros trabalhos mais “sérios” da carreira do diretor, que antes era associado apenas a fantasia de modo geral.

A história se consagrou como um dos melhores filmes de Tim Burton e segue a vida do diretor Edward D. Wood Jr, uma figura atualmente considerada cult, mas que já foi vista como o pior diretor de todos os tempos. Suas produções eram todas de baixo orçamento e sua carreira demonstrava sua pela paixão pelo horror. A homenagem dirigida por Burton chegou a concorrer ao Óscar e levar duas categorias.

Edward mãos de tesoura (1990)

Outro filme que é sinónimo imediato do nome de Tim Burton na cabeça dos fãs de cinema é Edward Mãos de Tesoura. A história bebe muito do clássico Frankenstein, mostrando ao público um rapaz criado por um cientista que acabou morrendo antes de concluí-lo. Quando encontrado, esse rapaz é levado para a civilização e enfrenta o maior desafio de todos ao tentar se adaptar às monstruosidades do ser humano.

Edward Mãos de Tesoura é um dos melhores filmes de Tim Burton segundo pessoas de diversas gerações. Adultos, crianças e até mesmo os mais idosos mantêm um carinho muito grande por essa obra. No IMDb ela alcança nota 7,9, sendo um dos três trabalhos melhor avaliados do diretor.

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003)

Esse é o filme com maior nota entre os melhores filmes de Tim Burton. Com um 8 no IMDb, a obra se encontra muito bem colocada tanto na opinião dos críticos quanto na do grande público. A história é uma adaptação do livro escrito por Daniel Wallace e pode ser considerada um dos “filmes sérios” produzidos pelo diretor.

Aqui o destaque é a relação entre um pai e um filho. O filho, chamado William, possui uma relação para lá de complicada com seu pai, já que ele sempre contou histórias muito fantasiosas ao longo de sua vida, mesmo quando já estava no leito de morte. William é jornalista e decide investigar as histórias que seu pai contava após sua partida e só então começa a entender melhor o jeito dele.

Apesar de ser sempre marcado por sua contribuição com O Estranho Mundo de Jack (1993), Burton não dirigiu o longa, por isso o deixamos de fora dessa lista. Ele foi um dos produtores da obra junto com Michael McDowell e a direção em si ficou a cargo de Henry Selick.

Mas, de modo geral, esse também poderia estar facilmente na lista de melhores filmes de Tim Burton devido à qualidade da narrativa e também popularidade entre o público. Sua nota no IMDb é 7,9 o que o deixaria de braços dados com Edward Mãos de Tesoura no segundo lugar entre os com melhor avaliação.

Mas e você? Concorda com essa lista dos melhores filmes de Tim Burton? Acrescentaria mais alguma obra? Divida sua opinião com a gente nos comentários! E aproveite para conferir também os 7 melhores filmes de zumbi para maratonar!

Nick Narukame
Sou graduado em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Desde 2011, venho escrevendo sobre animes para sites e revistas especializadas. Além disso, tenho interesse em mangás, doramas, jogos, cosplay e chocolate. Atualmente, escrevo para o Rede Ardente e outros sites.

Deixe um comentário