Descubra Qual A Ordem Cronológica Para Ler Duna!

Descubra Qual a Ordem Cronológica Para Ler Duna!

Descubra a ordem cronológica para ler Duna e mergulhe na épica saga de Frank Herbert com a sequência certa!

O universo da franquia Duna tem se popularizado ainda mais nos últimos anos, graças ao lançamento do filme dirigido por Denis Villeneuve, em 2021. Mas, o que poucos sabem, é que tanto o filme quanto a nova série – Duna: A Profecia – estão sendo adaptações das obras literárias do grande escritor Frank Herbert. Apesar da franquia de livros possuir mais de 20 títulos, apenas 6 foram escritos pelo autor original, os quais focaremos, e hoje vamos te ensinar a ordem cronológica para ler Duna!

Como existem muitos livros, é normal que o leitor fique confuso e não saiba por onde começar ou que caminho literário seguir para desbravar este universo incrível. Por isso, além de prepararmos um artigo com a ordem dos livros da série Duna, também vamos oferecer a você leitor, um guia de leitura da saga Duna completo e detalhado, para que você possa aproveitar ao máximo essa experiência e conhecer esse mundo incrível. Venha conhecer mais sobre a vida e obra de Frank Herbert!

Frank Herbert – 8 de outubro de 1920

ordem cronológica para ler Duna
Imagem Ilustrativa: Frank Herbert

Frank Herbert foi um escritor e jornalista que nasceu em 8 de outubro de 1920, em Washington, EUA. Sua carreira como escritor ficou amplamente conhecida graças a sua série de ficção científica chamada Duna, que se consolidou como uma das mais influentes e aclamadas do gênero até os dias atuais. Sua inspiração para criar este universo magnífico veio de leituras sobre política, religião, ecologia e, claro, o impacto das diferentes culturas no meio ambiente.

A carreira como jornalista também teve influência na criação de Duna, já que ele escreveu uma reportagem sobre as tentativas de cultivo de plantas em regiões desérticas da Califórnia. A totalidade desses temas resulta na criação de Arrakis, um planeta desértico em Duna, que serve como pano de fundo para uma trama que reúne controle ecológico, política e religião.

Como resultado por seu trabalho memorável, Duna recebeu diversos prêmios, como o Prêmio Hugo, de melhor romance de ficção científica, e o Prêmio Nebula, um prêmio importante da ficção científica. O reconhecimento não veio apenas com os títulos, com Duna se tornando uma das principais influências no gênero da ficção científica e, por isso, hoje iremos te mostrar a ordem cronológica para ler Duna e conhecer mais dessa obra atemporal.

Duna (1965)

ordem cronológica para ler Duna
Imagem Ilustrativa: Duna

Duna, livro de 1965, é o primeiro na ordem cronológica para ler Duna e sua história se passa em um planeta chamado Arrakis. Esse planeta é o único do universo onde é possível encontrar o melange (ou especiaria), que é uma substância de grande valia, capaz de prolongar a vida e também permitir viagens espaciais. Assim, nós conhecemos o personagem chamado Paul Atreides, um jovem de uma casa nobre que acaba se envolvendo, involuntariamente, numa disputa pelo controle de Arrakis.

A família de Paul é traída e atacada e, agora, o jovem precisa sobreviver enquanto lida com questões como vingança e destino. Esse jovem pode mudar o destino de todo o império, pois é pode desempenhar um papel messiânico capaz de mudar tudo! Com essa trama, Duna (1965) se tornou um livro muito popular e foi responsável por inspirar diversas obras cinematográficas, como o filme mais recente (2021), estrelado por Timothée Chalamet.

O livro vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo e se tornou um best-seller internacional! Ao longo de suas 412 páginas, a trama abordou de forma magistral e pioneira temas como: ecologia, fanatismo religioso, controle político e as dinâmicas de poder.

O Messias de Duna (1969)

Imagem de capa do livro "O Messias de Duna"
Imagem Ilustrativa: O Messias de Duna

O Messias de Duna é o segundo na ordem cronológica para ler Duna e, assim, continua a história de Paul Atreides que, nessa fase, fica conhecido como Muad'Dib, o Imperador de todo universo! Porém, mesmo tendo conquistado muitos de seus objetivos, ele segue enfrentando desafios internos e externos, estando preso na responsabilidade de manter o seu Império de pé, enquanto luta com os dilemas morais de suas ações e decisões.

A religião ganha um destaque maior nessa sequência, já que foi a religião que transformou Paul em uma figura messiânica para as grandes massas. Assim, somos apresentados a uma narrativa que explora as consequências da ascensão do protagonista, enquanto ele tenta manter a estabilidade e a paz em seu reinado. Controle político e fé religiosa se entrelaçam enquanto questões filosóficas são profundamente debatidas.

Apesar de não ter tido o mesmo impacto de vendas que seu antecessor, O Messias de Duna repetiu o feito de ser considerado um clássico do gênero e vendeu milhões de cópias ao redor do mundo. Suas 256 páginas aprofundam ainda mais questões filosóficas e políticas que Duna (1965) trouxe, mostrando como atingir o poder pode ter um custo alto.

Os Filhos de Duna (1976)

Imagem de capa do livro "Filhos de Duna"
Imagem Ilustrativa: Filhos de Duna

Os Filhos de Duna, livro de 1976, é o terceiro na ordem cronológica para ler Duna e dá segmento a saga da família Atreides. Nesse novo livro, a história começa anos após os eventos do segundo livro e revisita as consequências do reinado de Muad'Dib, o Paul. Com o desaparecimento de Paul, seus filhos gêmeos e sua esposa Chani assumem o Império e agora são os responsáveis por controlar tudo.

O que acompanhamos nessa sequência é a luta interna dos dois herdeiros de Paul, que sentem a pressão de viver à sombra do governante que seu pai foi, enquanto não querem seguir pelo mesmo caminho de fanatismo, que acabou levando à destruição. Apesar de suas habilidades excepcionais, os dois filhos estão frequentemente sendo pressionados por facções políticas que desejam ter o controle de Arrakis e sua maior riqueza: o melange.

O terceiro livro da franquia foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, se tornando mais um fenômeno literário escrito por Frank Herbert e vendendo aproximadamente 20 milhões de exemplares! Suas 416 páginas expandem a mitologia desse universo de Duna, enquanto explora o futuro incerto dos filhos de Paul Atreides.

Imperador Deus de Duna (1981)

Imagem de capa do livro "Imperador Deus de Duna"
Imagem Ilustrativa: Imperador Deus de Duna

Dando segmento a ordem cronológica para ler Duna, temos o livro Imperador Deus de Duna, de 1981. Esse é o quarto livro da franquia e sua história se passa milhares de anos após os acontecimentos do terceiro livro. Agora, a história acompanha Leto II Atreide, o filho de Paul, que se tornou um personagem mítico nesse universo e passou por inúmeras transformações drásticas que o transformaram no governante supremo do Império!

Ao se fundir com os vermes de areia de Arrakis, ele se tornou uma entidade com poderes divinos, longevidade e força inigualáveis. Porém, a principal consequência é que ele perdeu sua humanidade em alguns aspectos e governa com firmeza um regime que impõe o controle absoluto da galáxia. Tudo isso levanta, mais uma vez, questões filosóficas e existenciais na narrativa, explorando temas como livre-arbítrio, poder e sacrifício.

O livro, composto por 528 páginas, vendeu aproximadamente 20 milhões de exemplares globalmente e explora a temática do poder absoluto, imortalidade, o preço do controle e as implicações de uma liderança que sacrifica a liberdade individual em nome de um “bem maior”.

Hereges de Duna (1984)

Imagem de capa do livro "Hereges de Duna"
Imagem Ilustrativa: Hereges de Duna

Os Hereges de Duna é o quinto livro na ordem cronológica para ler Duna e sua história se passa 1.500 anos após os eventos do quarto livro. O Império de Leto II chegou ao fim e a galáxia inteira passou por um período de grandes transformações, fazendo com que o mundo que conhecemos em Duna tenha sido dividido em diversas facções que lutam pelo poder, na busca de assumir o controle do destino da humanidade.

Aqui, aprofundamos a Irmandade Bene Gesserit, uma das principais forças apresentadas no livro, mas que acabou sendo enfraquecida quando Leto II e seu Império caíram. Essa irmandade ainda detém certos poderes políticos e consegue manter a manipulação social e religiosa, sendo nesse ambiente que conhecemos o personagem Duncan Idaho e a personagem Sheeana. A narrativa segue esses personagens enquanto todos buscam por controlar a posse do melange.

Mais um sucesso com 20 milhões de cópias vendidas, Os Hereges de Duna se consolidou entre os fãs e suas 528 páginas exploram a mudança de eras no universo que foi criado por Frank Herbert. Novos personagens aparecem, facções ganham força e dilemas sérios surgem nesse quinto livro, devido à queda de Leto II.

As Herdeiras de Duna (1985)

ordem cronológica para ler Duna
Imagem Ilustrativa: As Herdeiras de Duna

As Herdeiras de Duna é o último livro da ordem cronológica para ler Duna, sendo lançado em 1985 e o último escrito por Frank Herbert. O sexto livro dá segmento a história do quinto, onde as facções seguem disputando o controle do universo e o destaque vai para a Irmandade Bene Gesserit, que se transformou em uma das protagonistas da história. Após os acontecimentos do livro anterior, a Irmandade busca reconstruir o seu poder e influência.

A trama acompanha a Mother Superior Darwi Odrade, que lidera a Irmandade e busca firmar a sua força e enfrentar as ameaças crescentes das facções inimigas, como os Honored Matres, grupo que surgiu após a queda de Leto II. A disputa entre essas duas facções é o foco central do livro e traz debates sobre manipulação genética, poder e intrigas políticas que definem o destino de milhares de inocentes.

O último livro da franquia de Frank Herbert vendeu mais de 20 milhões de cópias e manteve o nível alto de popularidade que toda a saga construiu, sendo tido por muitos como o desfecho perfeito para a trama. Com cerca de 464 páginas, a conclusão da saga explora as consequências do ciclo de dominação, resistência e os confrontos entre as facções, além de aprofundar-se em temas de poder, controle social e o eterno conflito entre liberdade e opressão.

Conclusão

Imagem com Frank Herbert a preto e branco, acompanhado da imagem de capa de cada um dos Livros escritos
Imagem Ilustrativa: A ordem cronológica para ler Duna

Essa é a ordem cronológica para ler Duna corretamente, levando em conta os seis livros escritos pelo autor original, Frank Herbert. Porém, é importante destacar que a franquia ganhou uma sequência longa de continuações paralelas, escritas pelo filho de Frank, o Brian Herbert. Após a morte de seu pai em, 1986, ele colaborou com o autor Kevin J. Anderson para dar continuidade a série Duna, escrevendo várias prequelas e sequências baseadas em anotações deixadas por Frank Herbert.

E esse é o nosso guia completo da ordem cronológica para ler Duna e, se você gosta desse tipo de conteúdo, não deixe de conferir também nossos artigos sobre como assistir Planeta dos Macacos em ordem cronológica e qual a ordem dos filmes After para assistir corretamente.

Flávia Pedro
Formada em História pela UFF - Universidade Federal Fluminense e apaixonada por cultura pop. Integrante do projeto Anime Dicria, no Rio de Janeiro, redatora com textos publicados em diversos sites - dentro e fora do Brasil - e criadora de conteúdo sobre animes e mangás nas horas vagas. Atualmente, escrevo para o Rede Ardente e outros sites.

Deixe um comentário