Os filmes de Jogos Mortais marcaram toda uma geração de amantes do cinema voltada para o terror. Investindo em um horror físico e psicológico, a franquia rendeu dez títulos que seguem cativando o coração dos fãs mais antigos e também conquistando os mais novos.
Porém, há alguns saltos temporais entre as histórias lançadas que podem confundir o espectador. Visando esclarecer de uma vez por todas a ordem cronológica para maratonar a franquia, montamos aqui uma lista com todos os filmes de Jogos Mortais e onde exatamente se encaixam na cronologia.
Jogos Mortais (2004)
Essa é a história que dá início ao banho de sangue proposto pelos filmes de Jogos Mortais. É nesse título que os espectadores são apresentados aos protagonistas iniciais, a dupla Adam (Leigh Whannell) e Lawrence (Cary Elwes) bem como ao terrível criador dos jogos, conhecido como Jigsaw.
A trama começa com os dois homens acorrentados em um banheiro sujo onde há um corpo, muito sangue e uma gravação em vídeo. Após assistir a tal gravação, eles descobrem que estão participando de um jogo perigoso e precisarão provar o quanto desejam estar vivos em cada uma das etapas que terão de enfrentar. Você irá encontrar esse filme disponível no Prime Vídeo, na HBO Max e Globoplay.
Jogos Mortais X (2023)
Apesar de ser o mais recente entre os filmes de Jogos Mortais, esse capítulo não é um dos últimos. Na verdade, ele está entre os dois primeiros filmes e dá um foco maior e interessante na história de John Kramer (Tobin Bell), o homem por trás de Jigsaw.
Nesta etapa da franquia, John está sofrendo por causa de seu câncer no cérebro e deseja a todo custo se ver curado da doença. Esse desejo acaba fazendo com que ele acabe enganado e o sentimento de traição desperta o Jigsaw que habita sua mente, convocando uma nova rodada dos Jogos Mortais no intuito de obter vingança. Infelizmente o filme ainda não está disponível para assinantes de serviços de streaming, mas pode ser alugado na Apple TV ou no Prime Vídeo.
Jogos Mortais II (2005)
E, mostrando que os jogos não podem parar, a sequência de lançamento, embora não cronológica, do primeiro filme foi lançada nos cinemas em 2005. Nela o universo da saga é ampliado e novos personagens são introduzidos ao grande público.
Esse é o terceiro na linha cronológica dos filmes de Jogos Mortais e nos apresenta ao detetive Eric Matthews (Donnie Wahlberg). Ele consegue prender Jigsaw e acredita que, com isso, todo o pesadelo criado por ele estaria acabado. Ele não poderia estar mais longe da verdade! Um novo jogo estava prestes a começar e seu próprio filho estava entre o grupo de vítimas. O que ele irá fazer após saber disso? Você pode descobrir indo conferir o título no catálogo da HBO Max ou no Globoplay.
Jogos Mortais III (2006)
Ocupando a quarta posição na linha cronológica dos filmes de Jogos Mortais, Jogos Mortais III explora mais uma vez a carnificina dos jogos criados por Jigsaw. Porém, aqui, ele está a beira da morte e prepara um último jogo para a médica Lynn Denlon (Bahar Soomekh) que deverá mantê-lo vivo para que Jeff (Angus MacFadyen), a vítima da vez, consiga uma chance de finalizar os jogos.
Nesse episódio da saga conseguimos descobrir um pouco mais sobre as verdadeiras motivações de Jigsaw enquanto ele está nas fases finais de seu câncer. Apesar de ser de uma forma questionável e totalmente torta, ele possui um enorme desejo de mudar as pessoas que convoca para os jogos. Se está curioso pelo desenrolar a história esse filme está disponível no catálogo da HBO Max e no Globoplay.
Jogos Mortais IV (2007)
Quem achou que as ameaças teriam sumido após a morte de Jigsaw se enganou. No quinto filme da cronologia da franquia os jogos continuam com força total, apesar do vilão estar fora de cena. O espectador irá acompanhar um oficial que tem apenas noventa minutos para salvar um amigo e companheiro de trabalho de uma série de armadilhas perigosas.
Tudo isso enquanto é mostrado mais do passado de Jigsaw, mostrando diversos eventos que ocorreram simultaneamente a outras situações já trazidas pela franquia. É durante a autopsia do vilão que um envelope é encontrado em seu corpo, mostrando que nada estava realmente acabado. E, seguindo a linha dos demais, esse filme pode ser assistido na HBO Max ou no Globoplay.
Jogos Mortais V (2008)
Neste que é o sexto entre os filmes de Jogos Mortais no que se refere a cronologia, acompanhamos o surgimento de um novo vilão. Um detetive chamado Mark Hoffman (Costas Mandylor), assume o legado de Jigsaw para si, continuando com os jogos.
O ponto é que seu segredo acaba ameaçado e ele começa a usar as armadilhas para impedir a revelação que parece cada vez mais próxima. O ponto principal é que as vítimas possuem conexões impressionantes que prendem o espectador até o fim. Esse título também está disponível na HBO Max e no Globoplay.
Jogos Mortais VI (2009)
No sétimo título da cronologia dos filmes de Jogos Mortais, as coisas começam a ficar complicadas para Hoffman, que segue tentando manter o legado de Jigsaw vivo. Ele precisa tomar cuidado porque agora está na mira do FBI e as investigações, por sua vez, começam a analisar os planos do vilão principal da franquia.
E, é claro, como não poderíamos ficar sem a rodada típica de sangue e desespero, um executivo de seguros chamado William Easton (Peter Outerbridge) é jogado para dentro dos testes mais macabros possíveis. Para conferir essa etapa da franquia basta acessar o catálogo da HBO Max ou do Globoplay.
Jogos Mortais “O final” (2010)
Originalmente, Jogos Mortais “O Final” havia sido idealizado como a conclusão da franquia e prometia dar um fim digno aos desafios torturantes agora propostos por Hoffman. Aqui seu papel possui mais destaque entre qualquer outro entre os filmes de Jogos Mortais.
Na história, um sobrevivente dos jogos resolve fazer fama em cima disso e reúne outras pessoas com experiências parecidas para tirar ainda mais dinheiro de todo o trauma pelo que passaram. O problema é que ele esconde um segredo e quando ele é revelado até o espectador é pego de surpresa. Esse título não está disponível em plataformas da forma usual, mas sim para aluguel no Prime Vídeo, na Microsoft Store e no Google Play.
Jogos Mortais: Jigsaw (2017)
Depois de uma pausa de sete anos, Jigsaw foi lançado mostrando que o título anterior não havia sido o final coisa nenhuma e os filmes de Jogos Mortais ainda tinham muito a mostrar. Em mais essa sequência de Jogos Mortais, o nome de Jigsaw é revivido com o retorno dos jogos.
Apesar de já ter se passado mais de dez anos desde a morte de John Kramer, pessoas continuam sendo colocadas nas partidas de tortura e o policial Logan Nelson (Matt Passmore) conduz a investigação sobre o caso. Cabe a ele descobrir se Jigsaw realmente morreu tantos anos atrás ou se estaria ele vivo esse tempo todo. Jogos Mortais: Jigsaw está disponível no catálogo do Globoplay.
Espiral: o legado de jogos mortais (2021)
Nesse, que é o último na ordem cronológica de Jogos Mortais, conhecemos Zeke Banks (Chris Rock), um detetive que está atrás de um assassino em série. O problema é que os métodos utilizados pelo criminoso se assemelham muito aos de Jigsaw e isso acaba levantando a possibilidade de o terrível vilão estar de volta.
A história dessa vez explora diversos outros campos, focando na corrupção entre policiais e da justiça de um modo geral sem perder sua essência, com armadilhas de arrepiar e chocar o espectador. O último título dessa lista pode ser encontrado no catálogo do Prime Vídeo.
Com anos de estrada e uma legião de fãs bem consolidada, não há como negar a importância da franquia no cinema de terror. Possuindo mortes cheias de sangue e situações perturbadoras, Jogos Mortais caminhou para que muitos outros filmes do género pudessem correr futuramente. Mas e você? O que acha da franquia? Divida sua opinião com a gente nos comentários! Aproveite e confira também os nove melhores filmes de terror psicológico de todos os tempos e também o vídeo abaixo que fala também sobre a cronologia dos filmes de Jogos Mortais: