Falar no nome de Christopher Nolan e não pensar imediatamente em “clássicos do cinema” é algo quase impossível. O diretor é conhecido por fazer um excelente trabalho em títulos dos mais diversos que vão desde adaptações de quadrinhos, como a trilogia de Batman dirigida por ele, até filmes mais sérios que retratam o período da Segunda Guerra Mundial como Dunkirk e seu trabalho mais recente, Oppenheimer que foi um sucesso absoluto.
Tendo em vista todo o talento do cineasta, resolvemos listar os onze melhores filmes de Christopher Nolan para que você possa anotar na sua agenda os que ainda não assistiu e maratonar quando tiver a oportunidade. A ordem será definida pela porcentagem atingida por cada título no site Rotten Tomatoes e irá do com média mais baixa até o com a melhor avaliação. Será que seu filme favorito dirigido por Nolan vai estar na lista?
Interestelar (2014)
Lançado em novembro de 2014, Interestelar é um dos melhores filmes de Christopher Nolan e também um dos primeiros a serem lembrados pelos fãs do diretor quando o assunto é ficção científica. O filme recebeu 5 indicações ao Oscar de 2015, estando entre as categorias de Melhores Efeitos Visuais, na qual venceu.
Já a história em si segue o ex-piloto da Nasa Joseph Cooper, interpretado pelo renomado ator Matthew McConaughey, em um cenário pós apocalíptico onde há a necessidade de encontrar um novo planeta para que os humanos possam viver suas vidas. Enquanto ele está no espaço, ele observa o desenvolvimento de sua família na Terra através de registros. O filme foi muito bem recebido pelo público e conseguiu uma média de 73% da crítica no Tomatoes.
O Grande Truque (2006)
Com um total de 77% de aprovação no Rotten Tomatoes, O Grande Truque também pode ser considerado um dos melhores filmes de Christopher Nolan. Nessa trama, Nolan nos transporta para o passado, mais especificamente para a Londres do século XIX, onde dois amigos ilusionistas acabam se tornando rivais e levam muito a sério essa competição, ao ponto do desfecho trágico ser inevitável.
Os protagonistas são interpretados por Christian Bale e Hugh Jackman e a obra chegou a ser indicada a duas categorias do Oscar: Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte, mas infelizmente não levou nenhuma das duas. O público, no entanto, pareceu bem contente com o trabalho entregue por Nolan e, mesmo tendo sido lançado em outubro de 2006, segue sendo um dos trabalhos mais queridos do diretor.
Following (1998)
Mesmo sendo um filme pouco conhecido, quem realmente é fã do trabalho do diretor sabe que esse pode ser considerado um dos melhores filmes de Christopher Nolan. Ele não apenas foi dirigido por Nolan como também teve seu roteiro escrito por ele, sendo o trabalho de estreia do cineasta. Ainda que não tenha nenhuma indicação ao Oscar, alcançou uma média de aprovação de 84% no Tomatoes, o que é um feito significativo!
Lançado em setembro de 1998, Following conta a saga de um escritor chamado Bill (Jeremy Theobald) que está em busca de inspiração para seu mais novo livro. Para isso, ele começa a seguir pessoas para ver o que elas tem a oferecer até que se depara com um ladrão que acaba ensinando para ele tudo o que sabe sobre o ofício. O enredo cativante faz dele um dos melhores filmes de Christopher Nolan, sem dúvidas.
Batman Begins (2005)
De todos os filmes de Christopher Nolan, Batman Begins com certeza é seu trabalho mais conhecido. O longa que trouxe para as telonas uma das melhores adaptações da história dos quadrinhos de Batman da DC conquistou o coração do público e da critica com seus 85% de aprovação no Tomatoes e, embora não tenha levado a estatueta para casa, chegou a ser indicado ao Oscar por Melhor Fotografia.
Lançado em junho de 2005, nessa versão quem interpreta o milionário Bruce Wayne é Christian Bale e toda a trama gira em torno da história de origem do herói que protege Gotham fantasiado de morcego à noite. Os fãs apontam que o Batman de Nolan conseguiu trazer para os cinemas uma versão sombria do herói que, até então, não havia sido adaptada, fazendo dele um dos melhores filmes de Christopher Nolan.
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
Mas, se você pensa que Nolan parou de acertar depois de produzir o primeiro filme de sua trilogia do Cavaleiros das Trevas, está redondamente enganado! O filme que encerra essa sequência também foi muito bem dirigido pelo cineasta e alcançou 87% de aprovação no Tomatoes, 2% a mais que o primeiro, se consagrando como um dos melhores filmes de Christopher Nolan.
Nesse filme não houve nenhuma indicação ao Oscar, mas um elenco de peso foi chamado para interpretar novos personagens, inclusive Anne Hathaway que deu vida à Mulher Gato e Tom Hardy, atualmente conhecido por seu papel como Eddie Brock em Venom, que viveu o vilão Bane. Lançado em julho de 2012, o filme teve uma boa recepção no que se refere ao público e fechou a trilogia do Cavaleiro das Trevas com chave de ouro, mesmo não tendo sido o melhor entre os três.
A Origem (2010)
Lançado em agosto de 2010, A Origem foi um dos filmes de Christopher Nolan que mais levou estatuetas do Oscar de 2011 para casa. Ele venceu nas categorias Melhores Efeitos Visuais, Melhor Fotografia, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som. Chegou também a ser indicado para Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Direção de Arte, mas esses não chegou a levar.
Com 87% de aprovação no Rotten Tomatoes e uma média bem alta do público, A Origem é um daqueles filmes que coloca o espectador para pensar. Lançado em agosto de 2010, segue a história de um ladrão que rouba o segredo do inconsciente das pessoas enquanto elas dormem, vivido pelo ator Leonardo DiCaprio. Ele possui a chance de conseguir se redimir de seus pecados caso consiga implantar uma ideia na mente do herdeiro de um império, mas essa missão pode não ser tão fácil assim no fim das contas.
Insônia (2002)
Esse filme lançado em agosto de 2002 também não teve nenhuma indicação ao Oscar, assim como Following, mas também merece seu lugar com os 92% de aprovação no Rotten Tomatoes que possui. O público também recebeu o filme muito bem o que já o mantém entre os melhores filmes de Christopher Nolan.
Aqui, o protagonista que é vivido pelo famoso ator Al Pacino é um detetive da polícia que precisa desvendar um crime envolvendo a morte de uma garota na cidade do Alasca nos Estados Unidos. O ponto é que as coisas começam a fugir muito de seu controle e suas ações geram um grande peso com o qual ele terá de lidar.
Dunkirk (2017)
Além de ser uma excelente pedida para os fãs de filmes de guerra, Dunkirk, lançado em julho de 2017, foi o primeiro filme a render uma indicação de Melhor Direção a Nolan na cerimônia do Oscar. Com seus 92% de aprovação no Tomatoes e boa receptividade do público, Dunkirk se encontra muito bem posicionado entre os melhores filmes de Christopher Nolan.
Esse filme foi baseado em uma história real ocorrida na Segunda Guerra Mundial onde soldados estadunidenses precisaram ser resgatados de uma ilha francesa após serem cercados pelo exército alemão. Além de Melhor Diretor, Dunkirk também concorreu nas categorias Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Design de Produção e levou as estatuetas de Melhor Montagem, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som. O elenco conta com nomes de peso como Tom Hardy, Jack Lowden e Fionn Whitehead.
Oppenheimer (2023)
Oppenheimer é muito mais do que apenas o filme que foi lançado no mesmo dia que o filme da Barbie, como muitos ficaram conhecendo por conta do meme. Oppenheimer é mais um filme sobre a guerra que, assim como Dunkirk, se baseia em um fato real, nesse caso o cientista responsável pela invenção a bomba atômica que marcou a História e mudou o mundo como conhecemos.
Apesar de recente, esse é um dos melhores filmes de Christopher Nolan, alcançando 93% de aprovação no Tomatoes e rendendo 13 indicações ao Oscar, incluindo na categoria de Melhor Direção. O filme conta com um elenco bastante competente, possuindo em sua composição nomes como Cillian Murphy, Robert Downey Jr., Matt Damon, Emily Blunt.
Amnésia (2001)
Mesmo tendo sua primeira exibição em setembro de 2000 no Festival de Cinema de Veneza, Amnésia só foi lançado oficialmente em março de 2001. É um dos primeiros e melhores filmes de Christopher Nolan, com 94% de média de aceitação no Tomatoes e também está na lista dos que foram bem recebidos pelo público, tendo sido indicado nas categorias Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem, mas infelizmente não venceu nenhuma das duas.
Esse filme tem o enredo voltado para o personagem Leonard (Guy Pearce), um homem que está decidido a vingar a morte de sua esposa. O problema é que ele sofre de amnésia e a perda da memória dificulta em muito sua investigação e procura pelo assassino de sua falecida amada.
Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)
Como falar de Christopher Nolan sem colocar Batman: O Cavaleiro das Trevas na lista? Simplesmente impossível. O trabalho do diretor nesse que foi o segundo filme da trilogia do herói dirigida por ele, é considerado por muitos não apenas um dos melhores filmes de Christopher Nolan como também um dos melhores filmes de herói já produzidos.
Aqui nesse filme acompanhamos Batman novamente e, embora ele esteja conseguindo manter a paz em Gotham por algum tempo, um novo desafio espera por ele. Um criminoso que acredita na anarquia está disposto a testá-lo e descobrir se o herói consegue o deter. Esse criminoso é ninguém mais ninguém menos que o temível Coringa.
Ele empata com Amnésia no primeiro lugar em termos de avaliação no Rotten Tomatoes, colecionando 94% de aprovação. Foi indicado a oito categorias do Oscar, tendo levado a de Melhor Edição de Som e a de Melhor Ator Coadjuvante em uma homenagem póstuma ao ator Heath Ledger, intérprete do Coringa mais icônico das telonas. Sombrio e Inesquecível, Batman: O Cavaleiro das Trevas é o melhor entre os melhores filmes de Christopher Nolan.
Conclusão
Com isso, conseguimos ver toda a versatilidade do diretor ao produzir obras de diversos gêneros sem perder a mão e entregando verdadeiras pérolas para os amantes de cinema. Mas você concorda com essa lista? Queremos saber sua opinião também!
Nos diga nos comentários se mudaria alguma coisa ou a manteria assim! Aproveite e confira também nosso artigo sobre os melhores filmes de Tim Burton! Aqui está um vídeo que também pode-te interessar: