7 Filmes De Criança Que Fazem Adulto Chorar

7 Filmes de Criança que Fazem Adulto Chorar

Esses filmes são mais profundos do que você imagina!

Quem se lembra bem daquela sensação de sair desidratado de tanto chorar da sala do cinema após ter visto algum filme emocionante na infância? Sente falta disso? Pois saiba que é perfeitamente possível ter essa experiência novamente, mesmo depois de ter se tornado um adulto cheio de boletos para pagar!

Mesmo que uma animação ou filme live action esteja voltada para o público infantil em sua ficha técnica, ela ainda pode estar carregada de simbolismos e lições de moral capazes de arrancar lágrimas de muito marmanjo por aí. Duvida? Então segue com a gente porque neste artigo iremos apresentar para você 7 filmes de criança que fazem adulto chorar e até mesmo começar a enxergar o mundo de outra forma.

Existem sim filmes de criança que fazem adulto chorar!

Entre lições de superação acerca de perda de entes queridos próximos e aceitação quando o assunto é diversidade social, os filmes infantis podem dar uma surra em muitos que se consideram voltados ao público adulto. Os títulos escolhidos para compor essa lista foram decididos com base no potencial que possuem de tocar o íntimo de diversos grupos sociais, e não apenas por terem tragédias cujo único propósito são os “climas tristes”. Quer saber se seu filme favorito está entre eles?

Operação Big Hero

À primeira vista pode não parecer, já que o filme trata de um grupo de adolescentes que se junta para formar uma equipe de heróis, mas Operação Big Hero é, com certeza, um dos filmes de criança que fazem adulto chorar. A motivação por trás da formação dos justiceiros e a jornada do protagonista são o diferencial aqui.

O filme conta a história de Hiro Hamada, um jovem gênio especialista em robótica que não quer saber dos estudos, apenas se dedicar a lutas clandestinas de robôs. Porém, incentivado por seu irmão mais velho Tadashi, ele se matricula na faculdade e tenta mudar de vida. É aí que um incêndio acaba levando a vida de seu irmão e Hiro acaba descobrindo que o causador dessa fatalidade queria roubar suas invenções.

Então ele se une aos amigos de Tadashi e, usando a ciência ao seu favor, cria um grupo de heróis que tem por objetivo desmascarar a pessoa por trás do incêndio e fazer justiça. As fases do luto são descritas de um jeito muito preciso nesse filme e é impossível não se emocionar enquanto acompanhamos o desenvolvimento de Hiro rumo à aceitação de sua perda, tornando essa trama indiscutivelmente digna de estar em uma lista de filmes de criança que fazem adulto chorar.

O Rei Leão

Esse clássico dos anos 90 envelheceu muito bem e segue emocionando jovens, adultos e crianças sempre que é exibido. Nele, acompanhamos a história de Simba, um leão jovem que é o sucessor do trono ocupado por seu pai, Mufasa.

No entanto, seu tio Scar deseja roubar o reinado para ele e, assim, atrai tanto Simba quanto Mufasa para uma emboscada que acaba culminando na morte de seu pai e na fuga de Simba. Sozinho, o garoto encontra dois novos amigos, Timão e Pumba, que o criam como um filho em uma jornada repleta de aventuras e superação.

A relação de Simba com Timão e Pumba ajuda o expectador a entender os diversos tipos de família que existem no mundo para que possa começar a olhar com um pouco menos de preconceito para os grupos familiares que fogem dos padrões da sociedade. Sem contar que tudo pelo que o pequeno Leão passa desde sua infância até a sua vida adulta é tão pesado que fazem com que sua história seja um dos filmes de criança que fazem adulto chorar mais querido de todos os tempos.

Up Altas Aventuras

Dificilmente algum ser vivo na face da Terra consegue assistir a esse filme sem sentir pelo menos um nó na garganta, o que torna esse longa presença obrigatória entre os filmes de criança que fazem adulto chorar. Up Altas Aventuras segue a vida de um vendedor de balões de 78 anos chamado Carl Fredericksen que está prestes a perder a casa onde viveu por toda a sua vida com sua esposa Ellie, já falecida.

Após determinado incidente, Carl é considerado uma ameaça pública e o forçam a ser internado, mas, em uma última tentativa, ele amarra balões na sua casa para que ela flutue e ele fuja dali para uma floresta onde ele e Ellie sempre quiseram ir juntos. O que ele não esperava, no entanto, é que um visitante surpresa embarcasse nessa jornada junto com ele: o pequeno Russell.

Esse filme de 2009 traz o tema do luto mais uma vez à tona, mas sob outra perspectiva: a de um idoso solitário que acaba de perder sua esposa. A forma como tudo isso é exposto em sua narrativa torna essa animação uma autoridade entre os filmes de criança que fazem adulto chorar.

Gigante de Ferro

Embora haja momentos no filme em que se fale sobre perda e recuperação, Gigante de Ferro vai bem além disso. Essa animação clássica aborda temas referentes a problemas familiares e construções de laços afetivos de forma envolvente e cheia de emoção que coloca o título em um alto patamar no quesito filmes de criança que fazem adulto chorar.

Nessa história conhecemos um simpático robô alienígena que aterrissa em uma cidade chamada Rockwell. Ele é encontrado por um garotinho chamado Hogarth que brincava pela área e acaba se tornando amigo dele. O problema é que um agente do governo obcecado por destruir seu novo amigo aparece e Hogarth se vê na obrigação de protegê-lo a todo custo.

Red: Crescer é uma fera

Esse não é exatamente um filme triste para chorar, mas pega pelo pé todas as pessoas que passaram ou ainda passam por problemas de autoaceitação em suas vidas. Claro, o foco é mantido na personagem principal, mas a forma como descobrimos depois os motivos de sua mãe agir com ela como agia coloca esse filme entre os filmes de criança que fazem adulto chorar.

Na história acompanhamos a pequena Mei-Mei, uma garota que está entrando na adolescência e sofre com o fato de sua mãe ser superprotetora com ela. Tudo se agrava bastante quando ela começa a se transformar em um panda vermelho gigante sempre que suas emoções fogem de seu controle. Sua mãe diz ser algo de família e que ela pode ajudá-la a se livrar desse panda, mas será que Mei-Mei é quem precisa mesmo ser ajudada?

Divertidamente

Além de ser bastante divertido e envolvente, Divertidamente também dá uma incrível aula sobre o funcionamento do cérebro. Transformando as emoções em personagens carismáticos, conseguimos entender melhor como a depressão funciona através desse que não podia estar de fora da lista de filmes de criança que fazem adulto chorar.

Aqui acompanhamos uma menina de onze anos chamada Riley que acabou de se mudar para uma cidade nova e está com as emoções todas agitadas. Porém, acontece toda uma confusão na sala de controle de seu cérebro que deixam a Alegria e a Tristeza de fora e causam um impacto imediato na forma como a garota está lidando com o mundo à sua volta. Caberá às duas emoções principais retornarem ao local para tentar dar um jeito nisso antes que tudo se torne irreversível.

Viva – A vida é uma festa

Viva – A vida é uma festa é um dos filmes de animação mais emocionantes já produzidos. Nele vários pontos sensíveis são abordados, mas a lição principal que fica para o espectador é a da aceitação e respeito pela individualidade de cada um e também com relação a suas escolhas, mesmo que elas não façam sentido à primeira vista.

A história gira em torno de Miguel, um rapaz que sonha ser um músico de sucesso como seu ídolo Ernesto de la Cruz, mas sua família proíbe o contato com a música por muitas gerações. Querendo provar seu talento a todo custo, Miguel vai até a Terra dos Mortos e faz amizade com um malandro chamado Hector. Com ele, o garoto embarca em uma aventura tão profunda para descobrir a verdade por trás do passado de sua família que garantiu sua presença no primeiro lugar entre os filmes de criança que fazem adulto chorar.

Temos certeza que após assistir aos títulos dessa lista você irá precisar de vários lenços para secar as lágrimas! Então que tal chamar seus parentes para te dar um pouquinho de apoio emocional e, de quebra, conhecer também um dos nove filmes para assistir com a família? Depois conta pra gente nos comentários o que eles acharam da ideia!

Nick Narukame
Sou graduado em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Desde 2011, venho escrevendo sobre animes para sites e revistas especializadas. Além disso, tenho interesse em mangás, doramas, jogos, cosplay e chocolate. Atualmente, escrevo para o Rede Ardente e outros sites.

Deixe um comentário