1. Twitch
Uma das maiores vantagens do Twitch é a sua comunidade de utilizadores, uma vez que é certamente a plataforma de livestreams mais usada. Os seus espectadores vêm mais horas de lives do que qualquer outro.
Incentivadas e presenteadas através de conteúdos e benefícios exclusivos para as assinaturas. Além da criação dum ambiente de cooperação pela união de jogadores e espectadores.
Por permitir a transmissão simples e fácil para quase todas as plataformas, o Twitch tem uma audiência considerável para a maioria dos jogos, fazendo assim com que muitos streams decidam criar o seu conteúdo lá.
Pode-se no P.C personalizar tudo com grande facilidade através do Twitch Studio
Quanto às consolas, existem apps próprias para PS4 e Xbox One.
Há contudo dificuldades na transmissão de jogos de smartphone, tal como o Free Fire.
Perde para a concorrência, entre eles o Facebook Gaming, pois a app para smartphones não possui a opção de transmissão, tornando assim o streaming complicado.
2. Facebook Gaming
Se bem que existisse certa incerteza acerca da possibilidade de uma comunidade de jogadores no Facebook. A medida que o tempo passou verificou-se um grande número de utilizadores com enorme alcance. Havendo ainda a possibilidade de divulgar, em grupos e páginas de interessados a transmissão.
Por fazer parte de uma rede social tem-se a timeline e as mensagens, grande diferença vantajosa na comparação com as restantes plataformas com o vídeo como única interação.
Leia também: 10 Maiores Streamers da Twitch
Possibilita a criação e gestão de torneios mas os jogadores casuais terão de defrontar a dificuldade na montagem de setup para transmissão.
Para fazer stream no P.C será, ao contrário do Twich, necessário o uso de software de outros e a necessidade, para utilizadores de consolas, de gravador de ecrã para receber o áudio e vídeo do monitor.
Para jogadores em smartphone, há a vantagem da app, disponível para Android, já permitir transmissões diretamente do smartphone.
3. Transmissões Steam
A Steam com a aposta que fez de transmissões em live, foi dentre as plataformas, a que mais surpreendeu. Os fãs de jogos em P.C já possuem instalado o software.
Com possibilidade de ver streams , pela guia Comunidade apesar da empresa estar cada vez mais frequentemente a integrara essa função pela app. É usual acompanhar transmissões pela Pagina Inicial ou ao clicar num jogo
Se transmitir, não é necessário qualquer configuração externa ou equipamento adicional, bastar para isso ter a Steam no P.C
Pode-se proceder à seleção de quem pode assistir: apenas amigos ou qualquer outro utilizador. Existe igualmente a opção de realizar transmissões privadas, às quais se acede através duma solicitação.
A plataforma permite um certo grau de personalização para que haja satisfação com o vídeo. Ter um layout personalizado continua impossível.
Recurso que infelizmente ainda não está disponível para utilizadores de OS X e Linux.
4. Youtube Gaming
É com o próprio Youtube que esta nova plataforma trabalha, podendo ser usada através de canais individuais para transmissões em modo live. Tal como na Steam pode-se fazer lives privadas, acedendo às streams através dum link próprio. Para disponibilizar o acesso às suas partidas a um grande público terá de recorrer às streams disponíveis no Youtube ou pela app Youtube Gaming.
Não é possível, para já, personalizar a sua stream, o que representa uma desvantagem, visto todas as transmissões seguirem um “padrão.” As restritas condições de monetização do Youtube constituem também um problema, apontado por muitos dos utilizadores.
Leia também: Nobru alcança 13 milhões de seguidores no YouTube
Há a necessidade de verificar-se qual das plataformas aguenta mais e melhor os jogos preferidos, afim de proceder-se à escolha da mais adequada. Como conselho, terá de se procurar dentre os principais streamers do género e verificar em qual eles estão. Também apresenta-se como muito necessário, um acesso à web de alta velocidade e estabilidade para se poder jogar com mais facilidade, evitando assim complicações.