Ranking Dos 9 Melhores Filmes De Quentin Tarantino

Ranking dos 9 melhores filmes de Quentin Tarantino

Veja quais são os melhores filmes de Quentin Tarantino, segundo o Rotten Tomatoes

Quentin Tarantino se tornou dos nomes mais famosos de Hollywood quando se trata de direção e roteiro, somando mais de 30 anos de atuação como diretor e uma lista de filmes aclamados pelo público. A crítica também o reconhece por seu trabalho, já que os prêmios ganhos por Tarantino incluem dois Oscars sobre roteiro. Mas você sabe quais são os melhores filmes de Quentin Tarantino?

Com títulos como Kill Bill, Cães de Aluguel e Bastardos Inglórios no seu currículo, Tarantino está se preparando para seu ato final nos cinemas, se despedindo e encerrando sua carreira com seu próximo filme, o qual o próprio diretor confirmou ser o último da sua trajetória. Mas com tantos sucessos reconhecidos, vamos descobrir e ranquear os melhores filmes de Quentin Tarantino, segundo suas notas no Rotten Tomatoes. Bora para a lista?

Os Oito Odiados (2015)

Os Oito Odiados é um filme de 2015 que foi dirigido e roteirizado por Quentin Tarantino, contando com um elenco composto por Samuel L. Jackson, Kurt Russell, Channing Tatum e Jennifer Jason Leigh. O filme traz a história de um grupo bem atípico de desconhecidos que, em meio a uma nevasca repentina, precisa se abrigar e, então, se reúnem em um armazém. Porém, a desconfiança reina entre eles e a tensão vai aumentando à medida que os segredos de cada um são revelados.

Esse longa rendeu mais alguns dos prémios ganhos por Quentin Tarantino – dessa vez por sua trilha sonora – que foram as estatuetas no BAFTA, Globo de Ouro e no Óscar. Porém, entre todos os melhores filmes de Quentin Tarantino, Os Oito Odiados ocupa a nona posição por ter apenas 75% com aceitação dos críticos do Rotten Tomatoes, o que não é uma nota ruim, mas se comparado com os próximos de nossa lista, é uma posição justa.

Kill Bill: Volume 2 (2004)

Kill Bill: Volume 2 é a sequência também protagonizada pela grande atriz Uma Thurman, com direção e roteiro de Quentin Tarantino, fazendo sua estreia em 2004. Nesta continuação, nós acompanhamos a vingança insana de uma assassina, a fim de exterminar os seus antigos companheiros que o traíram e, entre eles, estão seu antigo mestre e o seu ex-amante. Dentre todos os filmes do Tarantino, essa talvez seja sua protagonista mais memorável.

Além de Uma Thurman, o elenco também contou com Michael e Daryl Hannah e rendeu ao Tarantino mais alguns prémios: o longa venceu três Saturn Awards! Já sua avaliação no Rotten Tomatoes fica com as ótimas notas de 84% de aprovação da crítica e 89% do público.

Kill Bill: Volume 1 (2003)

Kill Bill: Volume 1 marcou a carreira do diretor e se consolidou entre os melhores filmes de Quentin Tarantino, sendo um dos mais aclamados da sua filmografia. Ele foi lançado em 2003, um ano depois da sua continuação, mas uma curiosidade é que os dois filmes deveriam ser um só, mas ultrapassavam 4 horas de duração, então foram divididos em Volume 1 e Volume 2.

A obra mistura elementos de artes marciais, suspense, Blaxploitation e western, trazendo a história de uma perigosa assassina que decidiu se aposentar após engravidar e se casar, porém, seus antigos aliados a traem e tentam matá-la. Após sobreviver e perder tudo o que amava, a noiva se prepara para sua grande vingança!

O elenco de Kill Bill: Volume 1 conta com David Carradine, Vivica A. Fox e Lucy Liu, mas a atriz principal – Uma Thurman – foi a premiada no Globo de Ouro, recebendo o prémio de Melhor Atriz. No Rotten Tomatoes, o longa conta com 85% de aprovação da crítica e 81% de aprovação do público.

Era Uma Vez…em Hollywood (2019)

Era Uma Vez… Em Hollywood é o filme mais recente de Tarantino e se trata de uma comédia dramática ambientada no final da década de 60. Acompanhamos a trajetória de um ator de TV – vivido por Leonardo DiCaprio – e seu dublê – interpretado por Brad Pitt – enquanto ambos tentam alcançar a fama e um espaço dominado na indústria de Hollywood.

Tarantino ganhou muitos prêmios, como dois Oscars, três Globos de Ouro e um BAFTA, e uma indicação à Palma de Ouro do Festival de Cannes. Sem dúvidas, esse está entre os melhores filmes de Quentin Tarantino, com aprovação de 86% da crítica e 70% do público, no Rotten Tomatoes.

Django Livre (2012)

Django Livre está entre os melhores filmes de Quentin Tarantino, lançado em 2012 e protagonizado por Jamie Foxx. A sua ambientação é feita no melhor estilo Velho Oeste revisionista, nos apresentando a história de um escravo recém-liberto que busca encontrar sua esposa, que foi vendida e enviada para outra fazenda. Assim, ele se une a um predador de prémios e acaba conhecendo um homem de fazenda escravocrata com quem tem atritos.

Além de Foxx, o filme conta com a colaboração de Samuel L. Jackson e Leonardo DiCaprio, além de Christoph Waltz, que recebeu o Óscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo seu papel. Django Livre também rendeu a Tarantino o seu segundo Óscar de Melhor Roteiro Original e se tornou uma obra aclamada pela crítica e pelo público, com respetivamente 87% e 90% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Jackie Brown (1997)

Jackie Brown é um filme policial de 1997 que serve como uma homenagem ao género fílmico protagonizado por negros, chamado Blaxploitation. Escrito e dirigido por Tarantino, o filme é protagonizado por Pam Grier e conta com Robert Forster, Samuel L. Jackson e Robert De Niro em seu elenco, sendo também o terceiro filme da carreira do diretor.

A trama, que soma 88% de adesão dos críticos e 85% de aprovação do público no Rotten Tomatoes, conta a história de uma comissária de bordo que se envolve em um esquema de contrabando de dinheiro para os Estados Unidos e, após ser descoberta por dois policiais, tenta manter sua liberdade.

Bastardos Inglórios (2009)

Vindo em outra vertente e mostrando sua versatilidade, Bastardos Inglórios é um filme de guerra e ação, roteirizado e dirigido por Tarantino. Ele se passa durante o período da Segunda Guerra Mundial, na região da França, e o seu diferencial é que a trama acompanha, simultaneamente, duas histórias: uma equipe de soldados judeus e uma jovem judia que pretende vingar sua família planejam dois planos ofensivos para acabar com os nazistas.

Com Michael Fassbender, Brad Pitt, Biane Kruger e Christoph Waltz, Bastardos Inglórios se tornou um dos melhores filmes de Quentin Tarantino e foi premiado com o Óscar de Melhor Ator Coadjuvante pela atuação de Waltz. Além disso, sua bilheteria somou cerca de US$ 321,5 milhões e sua aprovação alcançou grandiosos 89% da crítica e 88% do público, no Rotten Tomatoes.

Cães de Aluguel (1992)

De género policial neo-noir, Cães de Aluguel é o primeiro filme profissional dirigido por Quentin Tarantino e, de forma independente, se tornou um grande clássico cult. A trama nos apresenta um grupo de assaltantes de diamantes que realizam um roubo, mas não tiveram sucesso. Com o fracasso, eles começam a desconfiar uns dos outros, revelando a possibilidade de existir um policial disfarçado entre o grupo.

O filme de 1992 se destacou por sua trilha sonora e elenco, que conta com a atuação de Harvey Keitel, Steve Buscemi e Michael Madsen. Com uma receção muito positiva, Cães de Aluguel possui a incrível pontuação de 90% da crítica e 94% do público.

Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)

Pulp Fiction: Tempo de Violência é o mais aclamado entre os melhores filmes de Quentin Tarantino, já que sua pontuação no Rotten Tomatoes é de impressionantes 92% da crítica e 96% do público. O filme é estrelado por John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman e Bruce Willis e está na lista dos melhores filmes de todos os tempos do British Film Institute.

Ambientado na década de 90, o filme nos apresenta cinco histórias que acontecem paralelamente e que estão correlacionadas, envolvendo um gângster e sua esposa, um pugilista, dois assassinos e uma dupla de assaltantes nervosinhos. O fato de conseguir conciliar tantas narrativas num único filme e manter o roteiro coerente até o ato final é, sem sombra de dúvidas, um dos motivos para Pulp Fiction ser o número 1 entre os melhores filmes de Quentin Tarantino.

os-melhores-filmes-de-quentin-tarantino
Cena do filme Pulp Fiction: Tempo de Violência, de 1994

Dentre todos os filmes do Tarantino, esses são os 9 mais bem avaliados e que se destacam por suas histórias únicas e marcantes. Apesar de ter anunciado sua aposentadoria, a carreira de Tarantino já o consolidou como um dos principais diretores de Hollywood dos últimos tempos e seus filmes são um marco para o mercado cinematográfico.

E se você gosta de acompanhar conteúdos sobre filmes, não deixe de conferir nossas listas sobre os melhores filmes de O Senhor dos Anéis, ranqueados e, para os fãs de ação, os melhores filmes de John Wick, ranqueados. Confira também esse vídeo abaixo com trinta curiosidades sobre o diretor:

Flávia Pedro
Formada em História pela Universidade Federal Fluminense e apaixonada por cultura pop. Fã de animes e mangás, integrante do projeto Anime Dicria no Rio de Janeiro, redatora no Rede Ardente e também em outros sites.

Deixe um comentário