Hollywood já produziu diversos atores renomados e ganhadores de diversos prémios ao redor do mundo, mas Tom Hanks se destaca por ser um dos profissionais mais versáteis e antigos dessa indústria. O ator iniciou sua carreira na década de 80 e, de lá para cá, trabalhou em uma lista de vários filmes icônicos. Veja quais são os melhores filmes de Tom Hanks!
Diversos de seus papéis conquistaram o público ao redor do mundo, ajudando a estabelecê-lo como um dos maiores nomes da indústria cinematográfica. Hoje vamos analisar os 11 melhores filmes do ator Tom Hanks, levando em consideração suas atuações, a importância de cada filme para a indústria e, claro, para a sua carreira. Bora lá?
Dragnet – Desafiando o Perigo (1987)
Iniciaremos nossa lista dos filmes de Tom Hanks com “Dragnet – Desafiando o Perigo”, de 1987, o longa é estrelado por Dan Aykroyd e Tom Hanks, sendo uma trama leve e bem-humorada e, ao mesmo tempo, investigativa. O filme se trata de uma adaptação de uma série de TV chamada “Dragnet”, que se popularizou lá pelos anos 50 e 60.
No filme, Hanks atua como Pepper, o parceiro desleixado e irreverente de Joe Friday (Aykroyd). Os dois agentes juntos acabam se envolvendo em diversas situações absurdas enquanto tentam investigar e acabar com um esquema que envolve uma seita e vários crimes sem solução.
Se você é um fã de comédias da década de 80, principalmente as que envolvem o suspense policial, Dragnet é a escolha perfeita para você! Com cenas memoráveis, diálogos práticos e elementos de ação e comédia, a química em cena entre os atores Aykroyd e Hanks ganha destaque e equilibra perfeitamente o tom sério de investigação com o humor de seus personagens. O filme conta com uma pontuação de 49% de aprovação da crítica e 41% de aprovação do público no Rotten Tomatoes.
Meus Vizinhos São Um Terror (1989)
Um clássico cult entre os filmes de Tom Hanks, “Meus vizinhos são um terror” é uma comédia dirigida por Joe Dante e nos apresenta Ray Peterson, o personagem interpretado por Tom. Esse é um homem normal que acabou de se mudar para um novo bairro, mas não demora muito para que ele suspeite que seus vizinhos na verdade são uma família de assassinos em série!
Nessa trama cheia de reviravoltas, Tom Hanks apresenta seu carisma na hora de fazer humor, o que é bem característico do ator. Enquanto seu personagem tenta descobrir o que está acontecendo ao seu redor, Hanks consegue transmitir todas as dúvidas através de emoções que realmente parecem genuínas (mesmo que em situações absurdas). Esse não foi um grande sucesso de bilheteria, diferente de outros filmes de Tom Hanks nessa lista, mas consegue trazer a essência dos anos 80 muito bem.
Esse filme conta com uma pontuação de 56% de aprovação da crítica e 71% de aprovação do público no Rotten Tomatoes.
Uma Dupla Quase Perfeita (1989)
Também conhecido como “Turner & Hooch”, nome original em inglês, esse filme é uma comédia estrelada pelo ator Tom Hanks e um dogue alemão, o Hooch. Com direção de Roger Spottiswoode, esse é um dos filmes de Tom Hanks que mistura comédia e ação, com Hanks no papel de Scott Turner: um policial rigoroso e bem metódico.
No longa, Scott é chamado para investigar o assassinato de seu amigo e acaba se encontrando com Hooch, o cão de seu falecido amigo. O cachorro é bem grande e um tanto desajeitado, mas logo se torna o parceiro de Scott, mesmo que de forma involuntária. A princípio essa é uma relação bem complicada, mas logo evolui para uma bela amizade onde Hooch ajuda Scott a lidar com seus problemas pessoais e, claro, a solucionar o caso.
A química entre Hanks e o cachorro é um dos pontos altos dessa produção e gera muitas cenas engraçadas, o que acabou sendo bem recebido pelo público e levou o filme “Uma Dupla Quase Perfeita” a se tornar um dos clássicos dos anos 80! O filme conta com uma pontuação de 50% de aprovação da crítica e 51% de aprovação do público no Rotten Tomatoes.
Splash (1989)
“Splash” é uma comédia romântica de 1984 e foi dirigido por Ron Howard, sendo um dos filmes de Tom Hanks que o ajudou a consolidar a carreira em Hollywood. Hanks estrela a trama como Allen Bauer, um executivo que vive em Nova York e que, após um incidente na infância, passou a viver apaixonado por uma mulher misteriosa.
Quando vai passar as férias na Flórida, Allen acaba se afogando e é resgatado por uma sereia chamada Madison, vivida por Daryl Hannah. Essa sereia possui a capacidade de assumir a forma humana e, ao se apaixonar por Allen, decide acompanhá-lo até a terra firme. Em contrapartida, Allen ainda não sabe sobre a verdadeira identidade de Madison e tenta entender essa encantadora mulher.
O longa foi uma das principais produções que ajudou a popularizar a figura das sereias na cultura pop, sendo um sucesso para o público e para a crítica, com uma pontuação de 91% de aprovação da crítica e 63% de aprovação do público no Rotten Tomatoes. Se você é um fã de comédias românticas que possuem um toque de fantasia e histórias leves, “Splash” vai ser um ótimo filme de Tom Hanks para você!
Um Dia a Casa Cai (1986)
Mais um dos icônicos filmes de Tom Hanks, “Um dia a casa cai” é uma produção de 1986 e mistura comédia com diversas situações inesperadas que ocorrem com o protagonista, vivido pelo ator. Os eventos desastrosos vão acontecendo enquanto ele tenta, a todo custo, manter a sua vida sob controle, o que nos rende também momentos mais emocionais e que conferem profundidade ao seu personagem, nos ajudando a se identificar com ele.
Neste filme, Hanks se destaca por sua atuação carismática e sua habilidade de sempre fazer o público rir, seja com suas expressões ou sua capacidade de criar cenas de comédia de forma sutil e eficaz. Não é à toa que o filme ajudou o ator Tom Hanks a se consolidar entre as estrelas de Hollywood na década de 80, sendo um sucesso de bilheteria e recebendo críticas positivas.
O filme conta com uma pontuação de 50% de aprovação da crítica e 58% de aprovação do público no Rotten Tomatoes e, além disso, marcou a carreira do ator por ser o filme que fez sua transição da TV para o cinema.
Quero Ser Grande (1988)
Estrelado por Tom Hanks em 1988, “Quero ser grande” é um filme que nos remete a ideia de crescimento e como nossa inocência é perdida nesse processo, mas fazendo isso de forma leve por meio de uma comédia clássica. No longa, Hanks é Josh Baskin, um garotinho de 12 anos que fez um desejo e acabou acordando no corpo de um adulto, tendo que lidar com diversas questões que não condizem com sua verdadeira idade.
Humor, romance e reflexões sobre a vida adulta. Esses são pontos que você pode esperar do filme, enquanto acompanha Tom em uma atuação magistral enquanto interpreta uma criança presa em um corpo adulto. “Quero ser grande” foi mais um dos filmes em que o ator trabalhou e gerou sucesso nas bilheterias e crítica, lhe rendendo até mesmo uma indicação ao Oscar!
Essa é uma comédia atemporal, e explora questões universais de crescimento e infância. Esse filme conta com uma pontuação de 98% de aprovação da crítica e 82% de aprovação do público no Rotten Tomatoes. Se você busca por um filme divertido, mas que irá te trazer algumas reflexões, esse é um dos filmes de Tom Hanks mais indicados para você.
Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994)
Este é um dos filmes de Tom Hanks mais icônicos de sua carreira e, sem sombra de dúvidas, um marco para a história do cinema mundial. Em “Forrest Gump – O Contador de Histórias” nós acompanhamos a trajetória de Forrest, um homem com um desenvolvimento cognitivo abaixo do normal e, por isso, passa por diversas adversidades, mas isso não o impede de viver uma vida extraordinária e cheia de momentos memoráveis.
Já como ator, a atuação de Tom nesse filme é considerada por muitos uma das melhores performances de sua carreira, trazendo profundidade emocional ao personagem enquanto equilibra a inocência de Forrest com sua determinação. Isso fez não só com que o filme se tornasse um sucesso de bilheteria, como o levou a ganhar 6 Oscars, entre eles o de Melhor Ator e Melhor Filme.
“Forrest Gump – O Contador de Histórias” conta com uma pontuação de 75% de aprovação da crítica e 95% de aprovação do público no Rotten Tomatoes e se tornou não apenas uma obra cinematográfica memorável, mas também um marco na carreira de Tom Hanks. Se você busca por um filme emocionante, inesperado e divertido, não pode deixar de assisti-lo.
O Resgate do Soldado Ryan (1998)
Um marco na carreira de Tom Hanks, “O resgate do soldado Ryan” é um longa premiado e dirigido pelo renomeado diretor, Steven Spielberg. Esse se tornou um filme referência no gênero de guerra e até hoje é considerado um dos melhores filmes dentro e fora dessa vertente cinematográfica. Na produção, Hanks interpreta o Capitão Miller, líder de um pelotão durante a Segunda Guerra Mundial. Sua missão era objetiva: Resgatar o soldado James Ryan, o único filho sobrevivente de uma família.
Completamente fora da vertente habitual de comédia, Hanks aqui precisa entregar uma atuação intensa, poderosa e emocional. E ele o faz. O Capitão Miller é um personagem corajoso e repleto de empatia, que serve como um farol guiando seu pelotão, mesmo entre medos e incertezas. E, ao longo do filme, nos deparamos com momentos de tensão extrema, seja em confrontos diretos ou no momento de tomar decisões que podem resultar na eliminação de seus homens.
Hanks atua de maneira convincente e isso levou o filme a ganhar 5 Oscars, entre eles o de Melhor Direção, para Spielberg. Esse com certeza foi um dos mais cruciais para a carreira do ator, sendo um dos filmes de Tom Hanks mais inesquecíveis e importantes de sua vida em Hollywood. “O resgate do soldado Ryan” conta com uma pontuação de 94% de aprovação da crítica e 95% de aprovação do público no Rotten Tomatoes.
À Espera de um Milagre (1999)
Baseado em uma obra de Stephen King, “À espera de um milagre” é um dos filmes de Tom Hanks que, quem assistiu, jamais irá esquecer. Esse drama emocional se passa em um corredor de eliminação e Hanks interpreta um guarda da prisão chamado Paul Edgecomb e ele passa a conhecer e lidar com o prisioneiro chamado John Coffey, que apresentou habilidades extraordinárias e quase divinas.
O que se destaca na trama é a sensibilidade e a profundidade emocional dos atores ao darem vida a cada um de seus papéis. Paul Edgecomb é um policial que está lutando contra seus próprio senso de moralidade e suas crenças, enquanto se envolve cada vez mais com o caso de Coffey, criando empatia por esse prisioneiro. Essa trama fez com que o filme fosse muito bem recebido pela crítica, pois explora discussões sobre o sistema penal e como a questão do “bem e do mal” podem se equivocar em alguns momentos.
Esse filme não só enriqueceu a filmografia de Tom Hanks, como também marcou a história do cinema com um dos filmes mais bonitos para tratar de justiça, compaixão e fé. O longa conta com uma pontuação de 79% de aprovação da crítica e 94% de aprovação do público no Rotten Tomatoes.
Prenda-me se for Capaz (2002)
Mais um filme com direção de Steven Spielberg e com um elenco de peso que, além de Tom hanks, também conta com Leonardo DiCaprio! “Prenda-me se for capaz” é um filme de 2002 e se baseia na história real de Frank Abagnale Jr., um golpista que já se passou por piloto, médico, advogado e várias outras identidades, tudo isso antes mesmo dos 19 anos. Para capturá-lo, Carl Hanratty (Tom Hanks) é o agente do FBI designado para essa missão.
O equilíbrio entre humor e seriedade entregues por Hanks se destaca e tanto a determinação quanto a frustração são elementos bem entregues e vividos por seu personagem. Além disso, Hanks e DiCaprio demonstraram muita química em cena, o que ajudou no trabalho de ambos e no bom resutado final da produção.
“Prenda-me se for Capaz” conta com uma pontuação de 96% de aprovação da crítica e 89% de aprovação do público no Rotten Tomatoes e é um dos filmes de Tom Hanks que equilibra humor e emoção, tornando o filme uma experiência envolvente e memorável, reforçando ainda mais o status de Hanks como um dos grandes atores de sua época.
Náufrago (2000)
“Náufrago” é um dos filmes de Tom Hanks lançado nos anos 2000 e nos apresenta a impressionante história de Chuck Noland, um homem que sobrevive a um acidente aéreo e acaba ficando preso em uma ilha deserta. Essa jornada de sobrevivência também perpassa por momentos onde o protagonista vivido por Hanks encara uma luta sobre autodescoberta e resiliência. Momentos de desespero e esperança se cruzam nessa que se tornou uma das atuações mais impressionantes da carreira do ator.
Hanks consegue conectar o seu personagem com o público de forma genial, trazendo identificação mesmo quando usa uma bola de vôlei chamada “Wilson” para não se sentir mais tão sozinho em meio a solidão que é inevitável para ele. O sucesso comercial de “Náufrago” foi inevitável, lhe dando uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Ator e se destacando na cinematografia mundial.
Essa produção conta com uma pontuação de 89% de aprovação da crítica e 84% de aprovação do público no Rotten Tomatoes. Se você busca por um filme que explore temas de sobrevivência, solidão e a busca por conexão, esse é o filme para assistir!
Como podemos ver, Tom Hanks é um dos atores mais versáteis da sua geração e um dos grandes ícones de Hollywood, sendo sempre lembrado pelo público e pela crítica pela entrega de atuações impecáveis e admiráveis. Em todos esses anos de carreira, Hanks se consolidou não só no mercado de Hollywood, mas também na história do cinema como um dos melhores atores do último século! Todos esses filmes de Tom Hanks são inesquecíveis e merecem ser revisitados pelos fãs de cinema!
Se você gosta de filmes ou de saber mais sobre seus atores favoritos, não deixe de conferir sonnos artigos sobre os 9 melhores filmes e programas de TV da Zendaya e como assistir Planeta Dos Macacos em ordem cronológica!