Os filmes de O Senhor dos Anéis são um marco do cinema de ficção e magia, que trouxeram a grande obra de JRR Tolkien adaptada pela genialidade do diretor Peter Jackson, que resultou em um sucesso estrondoso ao redor do mundo. O Senhor dos Anéis traz uma história de perseverança, amizade, trabalho em equipe e, principalmente, coragem.
Esse universo fabuloso da Terra Média ainda se estendeu nos cinemas, com a adaptação – também de Peter Jackson – do livro O Hobbit, que foi dividido em uma trilogia de filmes que trazem mais desse mundo cheio de orcs, goblins, magos, hobbits e criaturas incríveis! Mas você sabe quais são os melhores filmes de O Senhor dos Anéis? Hoje vamos ranqueá-los, segundo suas notas no Rotten Tomatoes. Então, vamos para o ranking!
O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)
A lista dos melhores filmes de O Senhor dos Anéis começa com o último filme da trilogia O Hobbit, que fecha a história que foi adaptada a partir do livro de JRR Tolkien. A Batalha dos Cinco Exércitos nos mostra como Thorin Oakenshield recuperou Erabor e o tesouro que antes era de Smaug, o Dragão. Para isso, ele sacrifica suas amizades e o pequeno Bilbo, o Hobbit, tenta fazê-lo voltar a razão.
Em paralelo, vemos o famoso vilão, Sauron, enviando seus orcs para um ataque inesperado que pode afetar todo o destino da Terra Média, forçando os outros personagens de O Senhor dos Anéis (elfos, anões e homens) a tomarem a decisão de se unir ou cair diante dessa terrível ameaça.
Infelizmente, A Batalha dos Cinco Exércitos é avaliado como o pior desse universo mágico, amargando 59% de aprovação da crítica e 74% de aprovação do público no Rotten Tomatoes. A razão por trás dessa nota é que o filme tenta aumentar a escala do que foi apresentado no livro, trazendo mais CGI, grandes lutas e momentos exagerados que não conversam com o que vemos na trilogia original de O Senhor dos Anéis.
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)
O Hobbit é o primeiro filme da trilogia que traz Bilbo Bolseiro como o protagonista dessa história. Bilbo é um pequeno hobbit que vive uma vida simplória no condado, até que um mago chamado Gandalf o convence de viver uma grande aventura ao lado de um grupo de anões. A missão? Recuperar o reino de Erabor! Essa jornada incrível nos leva a terras desconhecidas e sombrias, rodeadas de goblins, orcs e outras criaturas perigosas, enquanto um misterioso anel de ouro pode decidir o futuro da Terra Média.
Essa é uma bela homenagem ao livro de Tolkien, seguindo fielmente a obra original e abrilhantando a história com um elenco que conta com nomes como Martin Freeman, Ian McKellen e Andy Serkis. O filme é uma ótima introdução a uma nova história, que também faz parte do universo dos filmes de O Senhor dos Anéis.
Porém, parte da crítica achou o filme longo demais, o que é característico da franquia e do diretor Peter Jackson, mas muitos não acharam que a duração era necessária para o filme. Além disso, a crítica também observou que o filme usou diversos efeitos especiais new-age, o que contrasta com o que vemos de efeitos práticos em boa parte da primeira trilogia.
Isso levou O Hobbit: Uma Jornada Inesperada a receber uma aprovação de 64% dos críticos e 83% do público no Rotten Tomatoes.
O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)
O segundo filme da trilogia o Hobbit é o que possui a melhor pontuação da saga no Rotten Tomatoes, com 75% de aprovação da crítica e 85% de aprovação do público! Isso se dá pelo fato das semelhanças que o público pôde notar entre esta obra e a série original de filmes de O Senhor dos Anéis. A Desolação de Smaug trouxe mais aventura, perigos e desafios para o nosso grupo principal, o que agradou aos telespectadores.
Na trama, Bilbo e seus companheiros seguem em direção ao Leste, rumo à Montanha Solitária para enfrentar o dragão Smaug. Porém, seu caminho é repleto de perigos, aranhas gigantes, um personagem metamorfo, orcs e elfos da floresta… Será que esse grupo vai mesmo conseguir superar todos esses desafios e chegar até Smaug?
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
Adentrando na trilogia original dos filmes de O Senhor dos Anéis, temos o terceiro filme da franquia, que encerra a jornada de Frodo e a Sociedade do Anel contra o terrível Sauron. Tendo 94% de aprovação da crítica e 86% de aprovação do público, O Retorno do Rei é o ápice da trilogia de Peter Jackson e nos mostra a batalha final entre o bem e o mal, para decidir o destino da Terra Média. A equipe foi dividida no filme anterior finalmente chega aos seus destinos e temos o início da fase final da saga.
Frodo e Sam, a dupla de hobbits, chegam a Mordor para destruir o Anel, enquanto Aragorn está na linha de frente contra o exército de Sauron em Minas Tirith. As cenas de guerra nesse filme se destacaram bastante e esse foi o único entre os filmes de O Senhor dos Anéis a receber o prémio de Melhor Filme no Óscar. Essa, sem sombra de dúvidas, foi uma ótima despedida para a franquia.
O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)
A Sociedade do Anel é o primeiro dentre os filmes de O Senhor dos Anéis, sendo o responsável não só por nos apresentar o trabalho de Peter Jackson adaptando um universo mágico, como também a obra original de JRR Tolkien. A história nos conta como um anel, perdido por séculos, pode decidir todo o futuro de uma civilização e como diversas pessoas estão na busca para encontrá-lo. Porém, um pequeno hobbit chamado Frodo Bolseiro se tornou o Portador do Anel e o responsável para destruí-lo, partindo para uma jornada assustadora, antes que ele caia em mãos erradas.
O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel se tornou uma das principais obras do género de fantasia dos cinemas, reunindo, até hoje, inúmeros fãs ao redor do mundo. O primeiro filme da franquia soma 92% de aprovação da crítica e 95% de aprovação do público, por apresentar uma trama de amizade, companheirismo, força e coragem. Todos os personagens são tentados pelo Anel, mas a integridade e moral de cada um deles os fazem heróis capazes de vencer a tentação e concluir sua missão.
O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)
O filme com a melhor avaliação é, curiosamente, o segundo filme da saga: As Duas Torres. A história dá seguimento à busca de Frodo – o hobbit protagonista – e da Sociedade para destruir o Um Anel. Claro, essa não é uma jornada solitária e Frodo está acompanhado de seu amigo Sam, seu fiel escudeiro.
A Sociedade vê a urgência de se dividir para ampliar as chances na busca do Anel do Poder, para assim destruí-lo e salvar toda a Terra Média dos planos malignos de Sauron. O elenco de O Senhor dos Anéis: As Duas Torres conta com nomes como Elijah Wood, Sean Astin, Viggo Mortensen, Liv Tyler, Ian McKellen, Christopher Lee e muito mais! Com a direção de Peter Jackson, o filme conseguiu dividir o tempo de tela entre os dois grupos e sua jornada, o que foi crucial para o bom retorno do público.
Além de ter ajudado a tornar os filmes de O Senhor dos Anéis mais populares, As Duas Torres somou uma aprovação de 95% do público e da crítica, consolidando ainda mais essa franquia.
O Senhor dos Anéis é uma das trilogias mais famosas de todos os tempos, somando cerca de US$ 3 bilhões (US$ 2.925.155.189) e sendo a franquia cinematográfica mais premiada da história, com 17 Oscars e 30 indicações! Se você gosta de conteúdos sobre filmes e cinema, não pode deixar de conferir nossos artigos sobre os melhores filmes de John Wick, ranqueados e os 4 melhores filmes de Macaulay Culkin de todos os tempos!