Samsung Não Vai Fabricar Carros Elétricos Como Muitos Pensavam
Além das tradicionais empresas automobilísticas europeias e americanas, os gigantes da tecnologia também querem entrar no mercado de veículos elétricos. A Apple, por exemplo, está dando passos muito decisivos nessa direção. Mas a Samsung, principal rival de smartphones da Apple, decidiu não fabricar carros elétricos de marca própria. Dois altos executivos da gigante sul-coreana disseram ao The Korea Times que abordaram a questão diretamente.
A principal razão por trás desta decisão é que a Samsung não acredita no sucesso. Eles acreditam que a incursão da empresa no mercado de veículos elétricos não trará receita estável. Além disso, a fabricante sul-coreana pretende continuar evitando potenciais conflitos com seus grandes clientes, focando nas obrigações contratuais no negócio de semicondutores.
Devido às peculiaridades da relação entre Samsung e Apple, a atenção dos investidores está voltada para a postura da Samsung sobre o lançamento efetivo dos veículos elétricos da Samsung. A conformidade e o domínio da Apple estão levando a Samsung a se concentrar nos componentes. Olhando para a amarga batalha de patentes entre a Samsung e a Apple, durante a qual os fabricantes dos EUA acusaram os rivais sul-coreanos de copiar o design e os dispositivos técnicos do iPhone e do iPad, a Samsung ainda tem muito trabalho a fazer na área de design. Essa pode ser uma pergunta fundamental ao administrar um negócio de EV completo. Fontes dizem que será muito caro e não há garantia de valor.
A Samsung Electronics possui várias subsidiárias que trabalham com montadoras. Por exemplo, a Samsung SDI vende baterias para veículos elétricos e a Samsung Display fornece displays. A gigante sul-coreana está apostando na produção de vários componentes e o negócio de semicondutores já que o negócio de smartphones não é mais tão lucrativo quanto antes.