Prolongue A Vida Útil Da Bateria Do Seu Notebook Com Essas Dicas

ANÚNCIO

Embora os laptops sejam parte integrante da vida de muitas pessoas em todo o mundo, e a tecnologia não esteja parada e avançando aos trancos e barrancos, muitos usuários ainda não sabem como carregar adequadamente seus gadgets. Eles usam ativamente as habilidades da década e acreditam em mitos do início do século. Hoje vamos discutir o que você pode e não pode fazer com a bateria do seu laptop para finalmente carregar seu dispositivo corretamente e funcionar com eficiência pelo maior tempo possível.

Não há necessidade de ajustar a bateria após a compra

Foto Ilustrativa: Notebook novo

Os dispositivos precisam ser descarregados a zero antes de serem totalmente usados, depois totalmente carregados e repetidos duas ou três vezes – um mito que provavelmente era o mais comum há vinte anos, mas certamente não mais.

As baterias modernas já são “inteligentes” porque conhecem sua carga e não precisam “ajustar” a bateria por meio de um ciclo de descarga-carga. Um novo laptop (como um smartphone ou tablet) pode simplesmente ser retirado da caixa, conectado à rede e começado a funcionar – sem fazer mais nada. Na verdade, zerar o dispositivo não é fortemente recomendado – é prejudicial.

ANÚNCIO

Não deixa a bateria chegar abaixo de 20%

Na verdade, não é altamente recomendável descarregar a bateria abaixo de 20-30% – além dessa marca, o dispositivo perderá visivelmente a capacidade; portanto, se você descarregar o gadget a zero com uma frequência invejável, a capacidade total diminuirá rapidamente. Então, em vez de dez horas de trabalho offline, o laptop ficará de oito a sete horas – e quanto mais você “descarrega” a bateria, menor será sua capacidade total. É melhor não cair abaixo da marca de 30% de carga e conectar o laptop a uma fonte de energia imediatamente – neste caso, a bateria durará mais sem perder capacidade.

Você pode trabalhar sob carga constante

Foto Ilustrativa: Pessoa a trabalhar no notebook

Você ouvirá frequentemente o argumento de que não pode manter seu laptop carregado continuamente porque isso afetaria negativamente a bateria e seu ciclo de carga, já que o tempo de mini carga é curto. Na verdade, esse não é o caso – laptops modernos e até modelos de uma década atrás são capazes de alimentar o sistema diretamente enquanto trabalham na rede, ignorando a bateria (laptops com baterias removíveis podem funcionar a partir da rede, mesmo sem bateria instalada) . Isso significa que ao usar uma conexão permanente a uma tomada, a bateria do laptop não é usada, então o usuário não pode danificá-la.

Busque por lugares com temperatura baixa

Em um escritório real ou em um campo educacional no inverno, você pode ver como um usuário entra em uma sala de uma rua fria e imediatamente liga o laptop e começa a trabalhar. Isso não é estritamente recomendado, pois neste caso a bateria e todos os outros componentes do sistema ficarão muito sobrecarregados devido às mudanças de temperatura. Depois de passar de temperaturas abaixo de zero para uma sala quente, você precisará permitir que o dispositivo se aclimate e aqueça até a temperatura ambiente antes de poder ligar o gadget e usá-lo – caso contrário, a bateria “descarregará” mais rapidamente.

Evitar temperaturas mais altas

Muitas vezes, os usuários violam regras operacionais de laptop bastante desatualizadas, o que pode causar o superaquecimento dos componentes internos do dispositivo. Por exemplo, bloquear a entrada de ar do sistema de resfriamento não é recomendado ao usar o laptop na cama ou no sofá. A verdade é que em altas temperaturas, os componentes do computador móvel podem falhar, acelerar ou sobrecarregar. Obviamente, isso afeta negativamente a bateria – ela começa a perder carga mais rapidamente e até falha. Para evitar expor desnecessariamente a bateria a riscos desnecessários, é melhor trabalhar em seu laptop em uma temperatura confortável.

Não use carregadores chineses

Foto Ilustrativa: Notebook a carregar

Hoje, muitas das grandes marcas na China produzem produtos mais ou menos de alta qualidade, mas isso não significa que todos os eletrônicos chineses valem o dinheiro. Além disso, você precisa entender que o carregamento de marcas chinesas menos conhecidas pode danificar muito a bateria embutida do seu dispositivo. Isso pode ser causado por um controlador de tensão ruim, superaquecimento da unidade de carregamento, interrupções periódicas de energia ou até mesmo curtos-circuitos. É melhor não arriscar e comprar um laptop, mas optar por uma marca mais conhecida e comprovada com garantia e pelo menos algumas críticas reais.

É normal a bateria se desgastar com o tempo

A principal vantagem de um notebook é sua mobilidade, pois o aparelho permite realizar diversas tarefas em qualquer lugar do mundo. Naturalmente, se um laptop for usado para o uso pretendido, sua bateria será drenada gradualmente. Você não deve ter medo disso – todas as baterias têm sua própria “vida útil”, expressa em ciclos de carga utilizáveis, mas geralmente a margem de segurança é boa o suficiente por pelo menos alguns anos. Por exemplo, alguns laptops afirmam durar de 800 a 1.000 cargas, o que significa que a bateria durará pelo menos três anos.

Leia também:

Daniela Cabral

Uma redatora formada em psicologia, com paixão por fofocas e tecnologia. Combinando sua formação e interesse, ela cria conteúdo envolvente e informativo para o seu público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados