Nvidia RTX 4090 Promete Ser 90% Mais Poderosa Que a RTX 3090
Quanto mais nos aproximamos do anúncio oficial de uma nova geração de placas gráficas NVIDIA, mais informações privilegiadas aparecem online. Embora muitos provedores de dados secretos inicialmente pensassem que a “equipe verde” não ofereceria um salto perceptível no desempenho em comparação com o RTX 30, o aumento de potência na nova placa gráfica é realmente impressionante. Por exemplo, o famoso Kopite7kimi afirmou em suas redes sociais que ele tinha os resultados abrangentes do teste da placa de vídeo RTX 4090 na mão – ela marcou 19.000 pontos no teste da placa de vídeo 3DMark Time Spy Extreme, o que sem dúvida é muito impressionante.
Mas para muitos usuários, esse número nos benchmarks não diz muito – especialmente este, onde especialistas do setor compararam o desempenho de teste combinado das placas gráficas RTX 4090, RTX 3090 Ti e RTX 3090 e o carro-chefe A original A série RTX 40 superou a A placa gráfica RTX 3090 Ti é 66% mais forte. Vale lembrar que as placas gráficas RTX 3090 Ti são consideradas muito produtivas para os gamers, então apenas entusiastas as comprarão (excluídos os mineradores). Além disso, uma comparação direta dos modelos RTX 4090 e RTX 3090 oferece uma diferença ainda mais impressionante – a nova oferta é 82% mais potente, quase duas vezes mais potente.
A explicação para este aumento de desempenho dos sintéticos é simples – diz-se que o RTX 4090 tem 16.384 núcleos CUDA, o que é 52% a mais que o RTX 3090 Ti. Além disso, os engenheiros da NVIDIA podem aumentar a velocidade base do clock da nova geração de GPUs, que juntas levam a um aumento correspondente no desempenho em benchmarks. Os compradores em potencial, por outro lado, terão que pagar mais por mais consumo de energia – há evidências de que o RTX 4090 consumirá 800 watts sob carga de pico, o que é um número insano.
Ao mesmo tempo, os resultados dos testes sintéticos não representam o desempenho real da placa gráfica – não há testes reais para videogames ou outros cenários para os quais a nova geração está se preparando. É possível que o ganho de desempenho nos jogos seja muito menor e, em seguida, o impressionante consumo de energia se torne uma barreira intransponível para compra para muitos. A única boa notícia é que, por causa do crash da mina, os usuários pelo menos têm a chance de comprar uma nova geração de placas gráficas a um preço razoável.