Microsoft Defender Foi Escolhido Como Um Dos Piores Antivírus
A AV-Comparatives, uma organização austríaca independente que testa e avalia software antivírus, publicou um relatório em março de 2022, afirmando que o Microsoft Defender Antivirus foi um dos menos eficientes para verificação de malware offline em apenas 60,3%. Isso significa que a proteção antivírus incorporada ao sistema operacional Windows depende muito da base da nuvem e não pode lidar bem com vírus sem a Internet. Panda (40,6%) e Trend Micro (36,1%) tiveram resultados ainda piores.
O desempenho online do Microsoft Defender permanece alto (99,96%). A AV-Comparatives realizou dois testes: Detecção de Malware e Proteção de Malware. No primeiro caso, esses arquivos são detectados online e offline. No segundo caso – apenas online. O antivírus se mostra ineficaz no modo offline, pois sua proteção pode não funcionar.
Independentemente disso, a AV-Comparatives classifica o Microsoft Defender e software antivírus como Avast, AVG, Avira, Kaspersky, McAfee e NortonLifeLock como Advanced+. É claro que momentos irritantes não tornam um produto da Microsoft inutilizável. No entanto, vale lembrar que a proteção pode não funcionar sem conexão com a internet, por isso você deve ter cuidado ao abrir arquivos suspeitos.