Governo dos EUA rejeita proposta de teste de chips Neuralink de Elon Musk
A empresa de Elon Musk, Neuralink, tem trabalhado com o objetivo de fazer com que os cegos vejam e os pacientes paralisados voltem a andar. O excêntrico bilionário americano afirmou que este projeto está muito perto de ser realizado. No entanto, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA disse não à ideia de Musk de usar seus implantes cerebrais em humanos.
No início de 2022, o pedido foi rejeitado pelo público, mas nenhuma evidência disso foi fornecida à mídia. Conforme declarado pela Reuters, vários ex-funcionários e atuais da Neuralink forneceram essas informações.
O FDA indica que muitas pessoas se recusam a participar de estudos por causa do potencial dano à sua saúde e vida. A agência observa que os fios e eletrólitos da bateria de lítio representam um alto risco para o tecido cerebral. Além disso, o FDA perguntou se os participantes poderiam remover o dispositivo sem danificar seus cérebros.
A declaração de Elon Musk de que a Neuralink receberia permissão para testar chips em humanos na primavera de 2023 foi uma surpresa para os funcionários da empresa. Apesar disso, o pedido dos jornalistas da Reuters para comentar a situação atual foi ignorado por Elon Musk e especialistas da empresa. Isso ocorre porque as autoridades permaneceram céticas sobre a futura liberação do FDA, apesar da declaração de Musk.
Leia também: Elon Musk apresenta ‘O novo CEO do Twitter’
Especialistas acreditam que Musk tem uma pequena chance de receber aprovação regulatória.