Entenda As Causas Que Fazem Seu Celular Esquentar

ANÚNCIO

Com o uso ativo, os smartphones inevitavelmente aquecem, como qualquer outro eletrônico complexo. A temperatura normal para um dispositivo móvel típico está entre 0-35°C. Se você ultrapassar o limite superior, o gadget já fica desconfortável de segurar na mão. Nesse caso, ele deve ativar mecanismos de defesa que o ajudem a se acalmar. Suspender o carregamento, reduzir o brilho da tela, reduzir o consumo de energia dos módulos de comunicação e reduzir o desempenho do chipset são importantes para ele. Você também pode ajudar a reduzir a temperatura do seu dispositivo móvel. Pena que nem sempre é fácil.

Não queime as mãos ao usar o smartphone

Quando o dispositivo móvel começou a queimar a mão do dono, aparentemente estava vários graus acima da temperatura corporal. Nesse caso, o dispositivo está em um estado anormal e requer resfriamento de emergência. Se o gadget estiver quente, está claramente dentro de uma faixa de temperatura aceitável, então você não deve se preocupar muito com isso.

Os dispositivos móveis não são fracamente aquecidos pelo ambiente

À medida que a temperatura ambiente aumenta, aumenta também o grau de aquecimento de qualquer dispositivo complexo. Isso é especialmente importante quando o mesmo smartphone é exposto à luz solar direta. Se você acidentalmente colocá-lo em um parapeito de janela sem cortinas ou persianas, ou se esquecer que está na moldura do compartimento de passageiros do carro, ele inevitavelmente superaquecerá. Além disso, é importante entender quaisquer outros motivos pelos quais altas temperaturas ambientes podem exacerbar significativamente o calor em um dispositivo móvel. Este é um fator adicional que pode tornar as temperaturas normais desconfortáveis.

ANÚNCIO

Uso ativo, o aquecimento do equipamento é inevitável

A intensidade de trabalho deste gadget é proporcional à sua geração de calor. A temperatura do smartphone pode aumentar sistematicamente ao usar aplicativos pesados ​​ou jogos 3D complexos. Se você tiver equipamentos eficientes o suficiente em suas mãos, isso provavelmente não afetará você. No entanto, o aquecimento é uma coisa comum neste caso.

Quando a temperatura estiver muito alta, o desempenho do dispositivo inevitavelmente diminuirá, permitindo que o dispositivo esfrie naturalmente. Esse processo é chamado de limitação, e as principais publicações técnicas costumam usá-lo durante as revisões para testar novos equipamentos. Eles apenas executam jogos complexos e veem quando o desempenho do dispositivo começa a degradar.

A atividade do aplicativo em segundo plano também aquece o dispositivo

Por causa da multitarefa original do iPhone, esse não é o caso. Ao mesmo tempo, os dispositivos baseados nele também esquentam quando há muitos processos em segundo plano no Android ao mesmo tempo. Por si só, esse fator raramente faz com que um dispositivo móvel fique muito quente.

No entanto, essa pode ser uma das condições adicionais para fazer brincadeiras brutais juntos no dispositivo. A maioria das surpresas ocorre quando o software falha – especialmente as versões de teste de aplicativos populares que não passaram em todos os testes necessários.

Spyware e vírus causam superaquecimento

Quando se trata das atividades em segundo plano do software instalado no Android, também é importante estar ciente dos perigos potenciais da entrada de vírus ou spyware no dispositivo. Esses aplicativos podem ser usados ​​para diversas finalidades, mas raramente não aumentam a carga no dispositivo.

Como resultado, ele começa a aquecer sem motivo aparente, o que não ajuda muito. Para evitar malware em seu dispositivo, é melhor não instalar programas de fontes questionáveis. Isso é especialmente verdadeiro para versões hackeadas de aplicativos pagos.

O dispositivo aquece devido ao sistema operacional instável

É importante entender que seu dispositivo móvel pode ficar visivelmente quente mesmo devido à operação do próprio sistema operacional. Isso geralmente não tem nada a ver com as versões oficiais e finais do iOS e Android – elas são extremamente raras.

No entanto, os entusiastas costumam tentar versões de teste e não oficiais do sistema operacional. Eles nem sempre funcionam corretamente e geralmente causam aumento da carga de hardware, mesmo ao executar tarefas bastante comuns. Juntamente com outros fatores, isso pode levar ao alto ou até superaquecimento do dispositivo móvel.

O dispositivo inevitavelmente aquece durante o carregamento

Quando seu smartphone está conectado a uma fonte de energia, sua temperatura aumenta gradualmente. Além disso, quanto mais rápido a bateria estiver totalmente carregada, mais pronunciado será o processo de aquecimento. No entanto, aumentos significativos nas temperaturas dos dispositivos móveis também podem estar relacionados ao uso de estações de carregamento sem fio.

Anteriormente, alguns fabricantes até equipavam esses acessórios com refrigeradores especiais para baixar a temperatura dos equipamentos instalados, mas mesmo isso nem sempre o mantinha dentro de uma faixa de aquecimento aceitável.

Os gadgets podem superaquecer devido a problemas de hardware

Se todas as causas de calor acima foram eliminadas, mas a temperatura do dispositivo móvel ainda aumenta periodicamente acima de um nível confortável, pode ser devido a um problema interno. Por exemplo, problemas de hardware podem ocorrer após exposição à umidade e corrosão adicional dos componentes do equipamento.

Além disso, uma violação da integridade do gabinete – opcionalmente, uma rachadura no vidro do painel traseiro – pode interromper o processo natural de transferência de calor e causar altas temperaturas inesperadas quando o gadget estiver muito carregado. Se o dispositivo estiver conectado ao carregamento rápido ao mesmo tempo, o efeito será mais forte.

Às vezes, o resfriamento gratuito de equipamentos precisa de ajuda

Os fabricantes de dispositivos de jogos móveis oferecem regularmente acessórios adicionais com sistemas de refrigeração ativos. No entanto, a grande maioria dos smartphones e outros gadgets semelhantes só podem contar com a transferência de calor passiva. Você só precisa deixar os graus extras se o dispositivo for aquecido frequentemente acima de uma temperatura confortável.

  • Mova o dispositivo para um local fresco. Não tem para onde ir sob o sol escaldante do verão – especialmente ruim para dispositivos móveis deixados no carro.
  • Desconecte seu smartphone de qualquer carregador. Desconecte da rede sem fio, desconecte o cabo de uma fonte de alimentação normal e aguarde a temperatura do dispositivo voltar ao normal.
  • Remova a tampa protetora volumosa. Qualquer um desses acessórios inevitavelmente complica o processo natural de troca de calor e faz com que a temperatura do equipamento aumente.
  • Feche todos os programas complicados. Se o dispositivo estiver superaquecendo, depois de seguir as etapas acima, você poderá fazer todas as tarefas desnecessárias e esperar que ele esfrie.

Se o dispositivo estiver superaquecendo seriamente, não há com o que se preocupar. No entanto, se sua temperatura já estiver alguns graus acima do valor permitido, você deve fazer uma medição o mais rápido possível. Muito provavelmente, não um, mas vários fatores estão causando isso ao mesmo tempo. O mais difícil foi um smartphone que foi deixado em uma doca de carro em um veículo escuro no verão com o software de navegação ativo.

Você não pode resfriar seu smartphone na geladeira.

No subtítulo superior do corpo do texto, você não pode ficar sem uma vírgula – você pode colocá-lo depois de algumas palavras: “geladeira” ou “não”. A última opção parece ser a mais correta, e existem algumas explicações simples para ela. Primeiro, quando a temperatura cai bruscamente, a condensação pode se formar dentro do dispositivo móvel, causando a corrosão dos componentes internos.

Em segundo lugar, a umidade dentro dos aparelhos geralmente aumenta, o que não é bom para dispositivos eletrônicos complexos. Terceiro, geralmente parece estranho. Basta remover o smartphone da luz solar direta e deixá-lo em paz. Raramente leva mais do que alguns minutos para ele acordar.

Renan Ribeiro

Redator tech e especialista em SEO apaixonado por tecnologia e jogos. Produzo conteúdo incrível, atraindo atenção de jogadores e tech-entusiastas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados