Como expelir água do alto-falante do celular

Você não deve entrar em pânico, há uma boa chance de consertar isso sozinho ou com um especialista.

ANÚNCIO

Muitos smartphones no mercado hoje podem ser considerados à prova d’água graças ao cumprimento dos padrões IP internacionais. Isso geralmente é confirmado pela exibição de um selo especial IPx7 ou IPx8 em suas especificações técnicas.

Alguns telefones com especificações superiores podem mostrar um selo IPx8 em vez do símbolo ‘x’. Não abuse da resistência à água mergulhando o telefone na água. Isso pode resultar na corrosão do interior da capa do telefone.

Mesmo a humidade da água que atinge os orifícios dos alto-falantes pode danificar seu telefone. Durante a reprodução de áudio, seu telefone pode desenvolver um estalido distinto ao reproduzir o som. Os alto-falantes podem até parar de funcionar completamente se a humidade entrar neles.

ANÚNCIO

Recomenda-se que você mesmo conserte o alto-falante quando entrar água ou humidade.

Tomar banho ou sair da piscina pode fazer com que líquido entre no alto-falante do smartphone por descuido. Isso ocorre porque o dispositivo pode atender uma chamada recebida com sons distorcidos se o usuário colocar o telefone no ouvido sem remover a humidade das cordas vocais. Se houver humidade, podem ocorrer curtos-circuitos e falhas de circuito nos microcircuitos circundantes.

Leia também: Como descobrir a música que está tocando

Determine a causa dos primeiros sintomas – como falta de voz – examinando o material que entrou no trato respiratório. Se esse processo for realizado em casa, é seguro presumir que a causa seja a água doce. Se outros primeiros sintomas já se desenvolveram, consulte um profissional médico para obter mais assistência.

Remover o excesso de água do exterior do alto-falante com um pano seco ou material macio é suficiente para remover rapidamente os contaminantes. Evite esfregar com muita força para não danificar os materiais.

A remoção do líquido restante do alto-falante requer a reprodução de sons em frequências específicas. Você pode fazer isso usando um aplicativo da web, pesquisando no YouTube por uma postagem relacionada ou baixando um aplicativo específico para iOS ou Android.

Quando desligados o mais rápido possível, os componentes do smartphone impedem que os elétrons se movam através deles. Isso evita curtos-circuitos e retarda o processo de oxidação.

Remover a bateria de um gadget sempre diminui a chance de danos irreparáveis. Você também deve remover a bateria se seu design sugerir que removê-la é melhor pelos mesmos motivos. Isso inclui gadgets com designs que exigem vedação à prova d’água. Até que seu smartphone esteja completamente seco, não o conecte a um carregador.

Leia também: Análise Dos Novos Xiaomi Buds 3

Mesmo usando um secador de cabelo pode acelerar o processo de secagem, pois pode derreter os componentes do estojo e os componentes geradores de calor. Usar um micro-ondas ou deixar o telefone sob luz solar direta também é desaconselhável.

Nenhum dos conselhos dados sobre a secagem de alimentos no arroz é saudável. O arroz atrai humidade e possui alto índice higroscópico, o que o torna uma má escolha para esse fim. Além disso, as finas partículas de poeira contidas no arroz podem obstruir o alto-falante e outras aberturas do dispositivo.

Consulte um especialista se permanecer água do mar, refrigerante, chá ou café

O sal e outros elementos podem permanecer do lado de fora de um dispositivo seco quando a água do mar entra no alto-falante. Isso pode fazer com que o dispositivo falhe totalmente ou cause um curto-circuito se o sal permanecer nos contatos ou em outros elementos próximos. O açúcar no café ou no chá afeta negativamente as partes internas do smartphone.

Com o tempo, o açúcar oxidará as peças eletrônicas, o que pode causar danos leves sem problemas imediatamente percetíveis. Adicionar açúcar ao refrigerante ou café também causa o mesmo resultado com consequências igualmente negativas.

Para restaurar um smartphone à condição de funcionamento, um líquido não deve ter entrado no alto-falante. Isso ocorre porque qualquer líquido deve ser removido do alto-falante e, em seguida, deve ser limpo com métodos adicionais.

Leia também: Os 10 Melhores Celulares para tirar Fotos

A desmontagem do smartphone é recomendada apenas ao trabalhar com um especialista. Isso porque os smartphones modernos exigem cuidados especiais que devem ser realizados apenas por profissionais. Qualquer smartphone ligado deve ser desligado o mais rápido possível para eliminar a possibilidade de circuitos internos.

Isso também evita a deterioração dos componentes devido à oxidação. Se existir um smartphone com bateria removível, é altamente recomendável que a bateria seja removida. Qualquer tentativa de carregar o telefone seria inútil, pois conectar a energia a qualquer dispositivo também seria impossível.

É fundamental remover todo o líquido do dispositivo móvel com lenços secos ou um pano macio umedecido com água doce. Após esta etapa, é imperativo remover quaisquer líquidos salgados ou doces do exterior do dispositivo, enxugando-os com um pano seco ou umedecendo o pano com água doce e torcendo-o. Isso é imperativo porque o líquido pode entrar no gabinete do dispositivo móvel se permanecer em sua superfície.

Conclusão

É imprescindível que o aparelho seja levado a um centro de reparos o mais rápido possível devido ao encurtamento de sua vida útil pelo contato com bebidas açucaradas ou sal na água do mar. Além disso, mover-se rapidamente reduz o risco de corrosão e outros efeitos negativos.

Para confirmar a eficácia das funções de proteção contra humidade, é necessário consultar os especialistas do centro de serviço. Isso pode ser feito perguntando se eles podem restaurar a funcionalidade de proteção contra humidade do telefone.

Isso requer a aplicação de um selante específico para cada modelo de telefone que adere as juntas da caixa com uma cola especializada. Sem ele, você pode esquecer a proteção contra humidade de qualquer gadget.

Daniela Cabral

Uma redatora formada em psicologia, com paixão por fofocas e tecnologia. Combinando sua formação e interesse, ela cria conteúdo envolvente e informativo para o seu público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados